
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Nos últimos anos, uma série de avanços tecnológicos estão transformando o setor industrial. No Brasil, o conceito de indústria 4.0 ou manufatura avançada tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Por isso, se você é um profissional da indústria, é fundamental estar atento a essas mudanças e atualizar seus conhecimentos sempre que possível. Neste post, separei algumas dicas de cursos sobre indústria 4.0 que podem te ajudar nesta tarefa.
Com a inserção de robôs, softwares e dispositivos, o processo de produção ficou mais veloz e conectado. Quando se trata de atualização do currículo e capacitação para o mercado de trabalho, todo novo conhecimento adquirido é válido! Entretanto, quando falamos de indústria 4.0, as áreas tecnológicas serão as mais valorizadas.
Se você ainda não possui graduação, aposte nas áreas de engenharia e TI. Mas, se você já é graduado e procura especializações, considere esta lista de 8 cursos sobre a indústria 4.0 que separamos para você:
O campo da robótica certamente é o que mais cresce hoje no setor industrial. Isto porque a automatização das indústrias, além de poupar tempo e dinheiro, ainda proporciona maior segurança para os funcionários em operação. O profissional que se dedicar a aprender mais sobre esta área terá muito a oferecer às empresas em transformação. Este curso é oferecido à distância pela Cesumar e presencialmente por diversas universidades pelo Brasil (UERJ, Unicamp, UFRN, USP, Unesp e outras). E se você ainda quer ir além, existem mais de 50 instituições que oferecem especialização em mecatrônica no exterior
Ofertada pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esta pós-graduação é perfeita para os profissionais que desejam se adaptar à indústria tecnológica. Algumas das áreas abordadas pelo curso são a Fabricação Inteligente, Automação e Robótica, Digitalização, Sensores e Realidade Aumentada, Inovação e Empreendedorismo, Produção Enxuta e Sustentabilidade.
Ministrado à distância pela UNINTER, o curso tem duração de 9 meses e aborda a automação em todas as áreas, seja no comércio, no âmbito residencial e no ambiente industrial. Além de apresentar conteúdos técnicos, as aulas colocam o aluno em contato com desafios reais de gestão.
Um pouco diferente das pós-graduações comuns, o MBA e o MBI têm foco exclusivamente em mercado e aplicação prática. É por isso que diversos profissionais da indústria e business optam por este tipo de especialização ao invés das pós-graduações acadêmicas. Este MBI em específico é oferecido pelo SENAI e conta com módulos focados no processo produtivo, tecnologias avançadas para processos de confecção e uso de instrumentação, controle e robótica. O curso ainda aborda noções de Design Thinking e estratégias de reposicionamento no mercado.
Este curso foi desenvolvido pelo SENAI e tem duração de 56h. A especialização aborda o conceito de BigData, que nada mais são que as grandes bases de armazenamento de dados de onde se pode extrair inúmeras estatísticas. Para fazer a leitura, cruzamento e análise destas informações, entretanto, é necessário que se tenha um mínimo de conhecimento técnico como, por exemplo, saber operar softwares.
A ideia de Internet of Things (IoT/Internet das coisas) possibilitou a operação da cadeia produtiva de maneira mais conectada. Isso graças à interação entre softwares, dispositivos e aplicativos, interligados através de internet, transmitindo informações em tempo real. O principal objetivo deste curso do SENAI é colocar o aluno em contato com as principais ferramentas, protocolos de comunicação, linguagens de programação e dispositivos eletroeletrônicos utilizados em projetos industriais de IoT.
Este curso do SENAI é voltado a cargos de liderança. Um dos principais objetivos é fornecer aos participantes os conhecimentos necessários para integrar sistemas de produção de forma inteligente. Desta forma, o profissional pode desenvolver suas habilidades de supervisão (de processos e de dados) gerando um aumento real na produtividade e competitividade da empresa.
Também oferecido pelo SENAI o curso é sobre a criação de simulações e aplicações em realidade virtual e aumentada, usando os softwares Unity3D e o SDK.
A Pollux também realiza uma série de workshops e eventos ao longo de ano que abordam o tema da Manufatura Avançada e Indústria 4.0. Você já segue a nossa página do Facebook e do Linkedin? Esta é a melhor forma de ficar por dentro dos próximos eventos!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui