
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
A Anvisa divulgou no dia 24 de novembro uma nova resolução, que estabelece os critérios para a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e a definição dos mecanismos para rastreamento de medicamentos por meio de uma tecnologia de captura, armazenamento e transmissão eletrônica de dados.
Segundo o acordo, “Fica definido o código de barras bidimensional (Data Matrix) como a tecnologia de captura e transmissão eletrônica de dados necessários ao rastreamento de medicamentos no Brasil.”, assim como também fica estabelecido que cada código “deverá conter um Identificador Único de Medicamento (IUM), correspondente a cada unidade de medicamento a ser comercializada no território brasileiro”.
Na prática, isso significa que todos os laboratórios responsáveis pelo registro de medicamentos deverão utilizar o sistema bidimensional para a identificação de suas embalagens. Além disso, informações como o número do registro na Anvisa, número do lote, data de fabricação, prazo de validade, CNPJ da empresa receptora do medicamento e a data da transação deverão estar sempre relacionadas a cada IUM.
A Pollux Automation desenvolve soluções de identificação e rastreabilidade utilizando o código Data Matrix para diversos segmentos industriais desde 1998. Antecipando esta nova legislação ligada à indústria farmacêutica, a Pollux desenvolveu o V-PAK 2010 que atende completamente aos novos requisitos de serialização e rastreabilidade.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui