
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Imagine suas ideias mais ousadas para a empresa sendo simuladas livremente na linha de produção. Pense em controlar e monitorar todos os setores da fábrica no Brasil estando no Japão. Trabalhar lado a lado com robôs, ver processos que começam e finalizam sozinhos, ter acesso à análises automáticas de dados de todos os setores. Estas tendências tecnológicas ficam cada vez mais perto da indústria em 2019.
Elencamos neste post as 7 tendências tecnológicas que, segundo o Gartner (consultoria de tecnologia líder mundial), vão deslanchar este ano. Confira nossa lista!
A Inteligência artificial (IA) já é realidade em empresas dos mais diversos setores e continua a ser uma tendência tecnológica para esse ano, popularizando-se cada vez mais. A IA faz com que máquinas aprendam padrões e tomem decisões de forma autônoma.
A inteligência artificial na indústria permite mais produção com menor custo e torna as fábricas mais competitivas e eficientes. Ela permite solucionar problemas, tomar decisões de forma mais rápida e segura, prevenir erros, estruturar melhor a cadeia produtiva e gerar economia.
Os sistemas de visão são técnicas de controle de qualidade, geralmente com câmeras, que analisam se o produto corresponde aos padrões exigidos. Com sistemas de visão inteligentes, não apenas a inspeção, mas toda a cadeia produtiva se torna mais eficiente, competitiva e confiável.
A IA aplicada aos sistemas de visão permite um monitoramento autônomo e altamente eficaz de equipamentos e produtos e antecipar possíveis falhas na produção. Um sistema de visão inteligente pode fazer muitas funções, tais como: inspeção, orientação, medição e identificação de produtos. Tudo isso evita desperdício, retrabalho, manutenções, atrasos na produção e garante a credibilidade da marca.
Quando uma tecnologia alcança uma solução generalizada para uma classe de problemas a partir de padrões, estamos falando de Deep Learning. Softwares com IA baseados em Deep Learning podem configurar padrões automaticamente. Assim, eles localizam peças, descobrem a posição de elementos e podem identificar e aplicar diversos critérios de qualidade a um produto.
A robotização também é tendência tecnológica para 2019 e apresenta inúmeras vantagens para a indústria. Ela possibilita a utilização de robôs em várias tarefas, como fabricação, manutenção, limpeza e outras funções. Os robôs industriais geralmente desempenham tarefas repetitivas e que exigem precisão.
Robô colaborativos são aqueles que podem trabalhar ao lado dos humanos, diferentemente dos robôs industriais tradicionais, que precisam de isolamento e dispositivos de segurança. Eles funcionam muito bem para operações repetitivas em pequenos espaços, não realizam movimentos bruscos ou acelerados demais e possuem estruturas com juntas para melhorar a flexibilidade.
O robô colaborativo torna os processos mais econômicos e aumenta a produtividade, além de diminuir os riscos para a saúde dos trabalhadores. A Pollux já comercializou 200 robôs colaborativos no Brasil através de uma modalidade de negócio inovadora, o robô como serviço. Você paga pelo aluguel dos robôs e conta com toda a manutenção e expertise da Pollux em sua instalação e engenharia.
Os autônomos, como robôs, drones e alguns veículos, são uma das grandes tendências tecnológicas para 2019. Essas tecnologias usam inteligência artificial para automatizar funções e trabalhar por conta própria, sem necessidade de intervenção humana. Sua automação vai além dos modelos de programação mais tradicionais e cria comportamentos inteligentes que interagem de forma mais natural com o ambiente, objetos e pessoas.
Por exemplo: um drone pode captar que a área está adequada para lavoura e disparar o início do processo sozinho. Um software pode entender que é o momento de disparar determinada função na cadeia produtiva e despachar por conta própria o início daquela etapa de produção.
Os AMRs são robôs móveis que operam por conta própria. Eles são capazes de se situar na fábrica e criar rotas adaptáveis. Funcionam mais ou menos como um carro com GPS. Você define o ponto de partida e o de chegada e o robô, através dos mapas da planta gerados em seu software, traça a melhor rota para o momento. Ele trabalha em segurança ao lado de humanos: se alguém atravessa sua frente, ele para, espera a pessoa passar e depois continua o caminho.
A Pollux oferece o aluguel do melhor AMR do mercado, desenvolvido pela empresa dinamarquesa Mobile Industrial Robots (MIR). Com sensores ultrassônicos, laser scanner e câmera 3D, esse modelo trabalha até 10 horas sem parar e carrega até 500 kg.
A internet das coisas continua a ser uma das tendências tecnológicas mais importantes para a indústria contemporânea. Ela estabelece conexões entre objetos. Conectadas, máquinas podem coletar, analisar e transmitir grandes quantidades de dados e comandos entre si. A IoT nos permite controlar objetos à distância, utilizá-los como provedores de serviços e aumenta a eficiência de vários processos.
Essa tecnologia possibilita ampliar a análise da produção através da coleta de uma enorme quantidade de dados, adaptar a produção mais rapidamente de acordo com as demandas, prever problemas, antecipar soluções, gerenciar estoques, reduzir erros e desperdícios e fornecer mais segurança à produção e às instalações da fábrica.
Falando em segurança, mais uma tendência tecnológica para 2019 é a blockchain, um tipo de base de dados distribuída que guarda um registro de transações permanente e à prova de violação. Suas bases de dados são compartilhadas de forma pública e universal. Essa descentralização das informações é a sua principal medida de segurança.
Considerada a principal inovação tecnológica trazida pelo bitcoin, pois consta em seu código fonte, a blockchain tem servido de base para o surgimento de criptomoedas e bancos de dados distribuídos. Ao eliminar a necessidade de autoridades centrais como mediadoras de transações, a nova tecnologia gera mais confiança, transparência e redução de custos.
A análise aumentada modifica a forma como grandes quantidades de dados são avaliadas, consumidas e compartilhadas. Essa tendência tecnológica automatiza o processo de preparação de dados e visualização de insights a partir deles.
Assim, não apenas os cientistas de dados e sua equipe têm acesso a soluções e insights, mas diversos setores podem tirar proveito da análise automatizada de dados. Todos os funcionários, cada um no seu contexto e, ao mesmo tempo, interligados, podem otimizar suas decisões e o processo geral da empresa.
Um gêmeo digital é uma representação digital de um sistema do mundo real. Essa é uma das tendências tecnológicas que promete incontáveis retornos positivos para a indústria.
Uma fábrica pode, por exemplo, criar um gêmeo digital da linha de produção e aplicar simulações de vários processos nessa criação.
Uma simulação virtual pode enfatizar erros e economizar tempo e dinheiro, além de ser capaz de redesenhar toda a linha de produção em minutos, tornando muito mais fácil e eficiente o planejamento das fábricas. A partir dessas situações simuladas, muitas informações podem ser obtidas em prol de melhora na eficiência da cadeia produtiva, tornando-a mais flexível, econômica e dinâmica.
Como que os robôs autônomos funcionam na prática? Assista o vídeo com os robôs nas fábricas.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui