
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
O ano está no começo e a indústria ainda aguarda as primeiras medidas econômicas para montar projeções mais firmes, mas o clima já é de otimismo. As perspectivas para a indústria em 2019 são positivas em diversos aspectos.
Preparamos nesse post um resumo para você ficar por dentro do que se projeta para a economia neste ano e se preparar para atender às expectativas do mercado. Veja aqui!
O ano começa em clima positivo para a indústria. Os economistas estão bastante otimistas e a previsão da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é de que o setor cresça 3% em 2019. Em 2017, a indústria cresceu apenas 1% e o cenário do ano passado não se mostrou muito mais promissor, tendo registrado 1,7% de crescimento.
A boa perspectiva é marcante porque mostra que a indústria volta a crescer mais que o Produto Interno Bruto (PIB) do país. O boletim de mercado do Banco Central, o relatório Focus, prevê um crescimento do PIB de 2,5% em 2019. Esse relatório é o resultado de um levantamento feito com mais de 100 instituições financeiras.
A indústria espera sinais concretos de reformas do novo governo para consolidar as boas previsões e aumentar ainda mais a confiança no crescimento econômico em geral. A reforma da previdência, por exemplo, é bem vista pelo mercado, que aguarda sua confirmação para melhorar as previsões para diversos setores.
Em geral, as previsões são positivas em três áreas centrais para a economia do país: geração de renda, emprego e consumo. Espera-se melhorias nos negócios, aumento da confiança de empresários e consumidores, dos investimentos e do consumo familiar.
Essas boas perspectivas vêm em conjunto com uma previsão de aumento dos investimentos: espera-se que eles subam 6,5% em 2019. O consumo das famílias também vai impulsionar a alavancada na economia brasileira. A projeção da CNI é de um aumento de 2,9% no consumo, aliada a uma taxa de desemprego que vai cair para 11,4%.
Os setores que tendem a se recuperar mais rapidamente da recessão econômica são os relacionados exatamente ao consumo das famílias. Espera-se crescimento nos setores de alimentos, máquinas, automotivos e têxtil, entre outros. A construção civil também desponta como um dos setores com grande expectativa de retomada dos bons momentos.
O consumo aumenta por conta das boas estimativas em relação a diversos fatores: recuperação econômica em geral, controle da inflação – que está sendo prevista para ficar abaixo da meta do Banco Central -, queda do desemprego, redução de juros e recuperação das finanças e investimentos.
O relatório Focus mostra também boas projeções nas relações econômicas do Brasil e do exterior. Em relação à balança comercial, que é o resultado do total de exportações do país menos as importações realizadas, a projeção é de 52 bilhões de dólares para cima. Os investimentos estrangeiros também entram na onda positiva. São previstos 80 bilhões de dólares em investimentos diretos.
Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) aponta que 79% das empresas espera que suas vendas aumentem nos primeiros três meses de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado.
Quando consideramos os primeiros seis meses de 2019, o número de empresas otimistas quanto às vendas sobe para 83%. Nenhuma das empresas consultadas prevê o pior cenário, que é o de queda nas vendas.
Ao considerar o ano de 2019 como um todo, 85% das empresas entrevistadas projetam crescimento em relação a 2018. Cerca de 13% esperam estabilidade, restando apenas 2% que estão prevendo queda.
Dados da CNI mostram que o índice de confiança do empresário no setor eletroeletrônico atingiu 65,1 pontos em janeiro de 2019. São 3,7 pontos acima do resultado no mesmo período do ano passado.
Em geral, as perspectivas para a indústria e para o setor eletrônico estão bastante positivas e não há muita insegurança em relação a 2019. Este momento de otimismo e aumento da confiança dos empresários é uma boa hora para investir e apostar em crescimento das vendas e dos lucros. Vamos ver o que o ano nos reserva!
Aproveite e confira também quais são as 7 maiores tendências tecnológicas para 2019!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui