
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Um dos setores mais complexos da administração de uma empresa é, sem dúvida, o setor de logística interna. Os funcionários que atuam nessa área lidam constantemente com uma série de problemas de logística que podem parar completamente as linhas de produção, causando prejuízos seríssimos. É por isso que é tão importante manter a organização e a praticidade neste setor: a logística de uma empresa está diretamente ligada ao seu bom funcionamento e, naturalmente, aos seus lucros.
Dentro de uma empresa do setor industrial, seja ela um negócio familiar ou uma grande multinacional, existe um ponto-chave que garante a produtividade e evita os desperdícios: dados! Coletar, analisar e interpretar os dados talvez seja a estratégia de maior sucesso quando falamos de problemas de logística. Saber equilibrar a matéria-prima, por exemplo, de acordo com as necessidades da fábrica, é de fundamental importância, uma vez que disso depende toda a linha de produção.
Ter o controle da informação, dos seus dados, é o que evita paradas na linha de produção, desastre que afeta em muito o rendimento de uma empresa. E a isso se interliga uma série de outras preocupações de quem pensa a logística. Como, por exemplo, o excesso de itens parados no chão da fábrica (Work in Progress/WIP), que nada mais é do que capital de giro inerte.
Em bom português: é perda de tempo e dinheiro. Isso pode ocorrer por conta de uma queda nas vendas, porque o produto ainda está em fase de desenvolvimento ou simplesmente por falta de organização e processos. Mas a realidade é que, na maior parte das vezes, este acúmulo se forma por informações incorretas nos registros de estoque (bloco K).
Além de afetar a produção em si, a inconsistência no balanço de estoque pode causar problemas com a Receita Federal. Isso porque, recentemente, a RFB veio apertando o cerco e exigindo mais controle por parte das empresas.
Desde o ano passado, as fiscalizações ficaram mais comuns, aumentando ainda mais a burocracia e colocando em risco a legalidade de empresas que não levam a sério o controle de matérias-primas e mercadorias. Esse tipo de irregularidade, além de gerar multas, pode acarretar em penalizações que prejudiquem ou até mesmo interrompam o funcionamento da fábrica.
Os problemas de logística parecem infinitos. Desde como poupar tempo no abastecimento da linha, até ter controle das informações de estoque e não desperdiçar materiais, tudo precisa ser muito bem analisado para reduzir falhas e não comprometer a produtividade.
Pensando em tudo isso, a Pollux desenvolveu uma combinação única de software e robótica para levar sua fábrica ao conceito de indústria 4.0. Esta solução engloba toda a sensorização e gestão da linha de produção para controlar com exatidão o balanço entre matéria-prima e o ritmo de produção.
Além dos sensores e do software que vai te permitir acompanhar os dados gerados e tomar decisões automáticas, pode-se incluir robôs móveis (MIR) para fazer o transporte do supermercado ao bordo da linha e realizar o abastecimento automático das linhas de produção. E você conta com o conhecimento técnico dos profissionais da Pollux para todo o desenvolvimento do projeto, instalação e acompanhamento.
Dessa forma, os operadores não precisam se ausentar dos postos de trabalho e percorrer longas distâncias para realizar uma tarefa tão simples quanto o abastecimento da linha. As vantagens de um investimento como este podem não só aumentar o rendimento de sua empresa como também motivar ainda mais seus funcionários, que poderão ser realocados em funções de maior valor agregado.
Aliás, dessa forma você também se livra da famosa “papelada”, tão habitual no cotidiano das fábricas, que além de desorganizar e burocratizar o processo não é ecologicamente sustentável. Monitorando todo o processo produtivo pela tela do seu celular, você resolve tudo em menos tempo, com mais precisão e ainda poupa papel. Isso sem contar a melhoria na organização de toda a estrutura: trabalhando de maneira interconectada, seus insumos não ficam perdidos ou acumulados no chão da planta. E assim, toda a cadeia produtiva funciona melhor e mais rápido, melhorando consideravelmente o índice de produtividade da sua empresa.
Ficou interessado? Então entre em contato agora mesmo para conhecer melhor essa solução da Pollux para logística interna!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui