
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
A essa altura, você já deve ter ouvido falar na Indústria 4.0. É o cenário de conexão entre pessoas, máquinas e sistemas, cada vez mais presente no dia a dia das empresas. No atual mercado, ágil e exigente, adaptar sua fábrica para a Indústria 4.0 significa mais eficiência e lucro.
Você sabe como transformar sua fábrica para a Indústria 4.0? Será que vale mesmo a pena? Como começar nesse caminho? Conheça aqui alguns passos para adentrar o mundo da Indústria 4.0.
A primeira dúvida que passa na cabeça da maioria dos empresários é: vale a pena investir em Indústria 4.0? Afinal, sua fábrica funciona bem e entrega os produtos no prazo e em boa qualidade.
Você pode achar que não é o momento de investir em conectividade e tecnologia, mas o mundo ao seu redor não está parado. A Indústria 4.0 está chegando em todos os lugares e ocupando o dia a dia dos empresários, funcionários e clientes. Ela acelera a produção e torna a empresa mais versátil e flexível. Você pode não se atualizar, mas os concorrentes muito provavelmente irão. Quando você perceber, sua fábrica ficou obsoleta.
Transformar sua fábrica para a Indústria 4.0 é mais acessível do que parece. Esse processo pode ser feito aos poucos, conforme você colhe os resultados do que já foi investido. Adotar soluções da Indústria 4.0 não é exclusividade das grandes empresas, pequenos e médios empresários também estão aderindo tecnologias de análise e coleta de dados em menor escala.
Transformar sua fábrica para a Indústria 4.0 é sobre aumentar a eficiência, a produtividade e a segurança, reduzir erros e custos e ampliar os ganhos. Portanto, é um investimento com altas chances de bom retorno. Veja aqui alguns passos para começar nesse caminho:
O mundo das tecnologias para a Indústria 4.0 é enorme, mas você não precisa adotar todas as estratégias de uma só vez. Olhe para as necessidades da sua empresa. Qual problema é mais urgente? Qual gargalo tem mais chances de aumentar os lucros se resolvido? Qual área está mais defasada?
Escolha um ponto específico ou um problema para solucionar e comece investindo nas ferramentas 4.0 por ali. Pense primeiro nos resultados que você quer e precisa, não em quais tecnologias quer ver implementadas. A partir do resultado esperado, você pode escolher as estratégias.
Para iniciar, priorize projetos que podem ser melhorados com novas interações e atualizações. Assim, quando puder investir mais, você melhora algo que já implementou ao invés de instalar novas estratégias.
Transformar sua fábrica para a Indústria 4.0 não quer dizer que você vai deixar toda a estrutura que já tem de lado. Ao invés de trocar todas as máquinas da sua produção, você pode instalar nelas programas e conectividade. Assim, já começa a coletar e relacionar os dados da produção. Nesse caso, os custos geralmente são menores e a mudança do maquinário pode ser feita aos poucos.
Você também pode optar pelo “projeto sprint”, que é a aplicação das soluções digitais em um processo específico da empresa. Toda aquela área fica com as tecnologias da Indústria 4.0 e pode integrar novos setores depois. Essa estratégia permite retornos mais rápidos e avaliar com maior clareza os impactos das novas tecnologias.
Para começar a transformar sua fábrica para a Indústria 4.0, você precisa integrar máquinas, programas e ferramentas com os diversos setores da empresa, como gestão, vendas e relacionamento com o cliente. A empresa toda passa a atuar como uma unidade, e assim, você pode enxergar de forma mais rápida e fácil onde estão as falhas, onde estão os sucessos e quais as possíveis soluções.
Quando toda a empresa está interligada, todos trabalham de forma mais eficiente. Se você conhece bem o desempenho, qualidades e defeitos de um setor, pode programar melhor todo o processo do setor seguinte, e assim por diante.
Quando você começar a transformar sua fábrica para a Indústria 4.0, é importante focar também na equipe. Todos devem saber utilizar e aproveitar as vantagens que as novas tecnologias trouxeram para a empresa.
Procure fornecer treinamentos, explique os motivos e vantagens do processo, ensine a equipe a operar e entender os programas. Trabalhe para que eles saibam analisar os dados e desenvolver estratégias a partir da enorme quantidade de novas informações e dados disponíveis.
A Indústria 4.0 permite realocar empregos e direcionar conhecimento e esforços para tarefas nos quais eles serão mais bem aproveitados. Você pode realocar o pessoal para funções de estratégia, gestão, criatividade e solução de problemas e deixar os serviços mais mecânicos e perigosos para as novas máquinas e robôs.
Acompanhe de perto os resultados do investimento. Observe o retorno em todos os aspectos possíveis, resultados, produção, retorno entre as equipes, com os clientes, na gestão.
Veja como sua equipe se adaptou ao novo cenário, se tem alguma ferramenta que não está sendo bem aproveitada ou soluções que não são utilizadas. Utilize os próprios dados fornecidos pelos novos programas e medições para observar o retorno. Assim, você pode decidir se deve continuar o investimento em Indústria 4.0.
A redução dos custos e o aumento da produtividade estão entre as principais vantagens da Indústria 4.0. Acompanhe os resultados e utilize bem seu investimento e sua empresa provavelmente tem muito a ganhar nesse processo.
Gostou das nossas dicas? Aproveite para ler o nosso resumo sobre indústria 4.0, com tudo que você precisa saber sobre o tema!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui