
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Uma máquina capaz de coletar e analisar um grande volume de dados e aprender, de forma independente, a identificar padrões e tomar decisões com pouca interação humana. Parece sinopse de filme de ficção, mas isso já é amplamente utilizado na indústria 4.0 através do machine learning. O termo do inglês pode ser traduzido como “aprendizado de máquina” e se refere a tecnologia de análise de dados para automatizar a construção de modelos analíticos.
Com a crescente utilização de Big Data pela indústria, o desenvolvimento da tecnologia de machine learning foi essencial para escalar a capacidade de análise e tomada de decisão no setor. Se antes era necessário programar diversas vezes uma máquina para que ela entendesse padrões de comportamento e variações na cadeia produtiva, hoje isso já é possível de forma mais rápida, automatizada e eficiente. E o melhor do machine learning é que ele consegue se adaptar a novos dados, em larga escala, de forma independente e inteligente.
Pode parecer algo distante, mas a verdade é que é fácil identificar aplicações de machine learning no dia a dia. Aquela lista de indicações de séries baseadas na última maratona que você fez na Netfix? Machine learning. A playlist sugerida diariamente no seu perfil do Spotify? Também. Os testes em carros que dirigem sem intervenção de motorista? Mesma tecnologia. As aplicações são infinitas e têm grande impacto na cadeia produtiva da indústria.
Uma máquina com um bom sistema de machine learning se destaca de outras porque trabalha de forma rápida e eficaz com pouca interação humana. Isso permite não só decisões baseadas em informações mais concreta que outros modelos, mas também permite otimização do tempo para que gestores possam resolver problemas com mais agilidade e transferir recursos humanos para onde é realmente necessário.
Para isso funcionar, são necessários alguns processos, como o uso de algoritmos básicos e avançados, processos automatizados de testes e preparação de dados. Dessa maneira, o machine learning é capaz de fazer computadores examinarem diferentes estruturas de dados mesmo sem conhecê-las previamente. Por conta da abordagem interativa – através de testes, de tentativa e erro – o aprendizado é automatizado. Mais benefícios para a indústria!
Thomas H. Davenport, um dos mais importantes autores norte americanos sobre sistemas de informação, defende de forma clara qual o diferencial competitivo do machine learning na Indústria: “Seres humanos normalmente conseguem criar um ou dois bons modelos por semana; machine learning pode criar milhares”. Trabalhar no setor com essa tecnologia a disposição abre um universo de possibilidades de análises para otimizar de ponta a ponta a linha produtiva baseada em dados gerados pela própria empresa e externamente a ela.
O machine learning ganhou espaço dentro das indústrias porque ele é capaz de gerar insights valiosos, com a análise em tempo real de um alto volume de dados. Isso também se torna uma grande vantagem competitiva.
Na prática, já se pode observar o uso de machine learning em vários pontos da cadeia produtiva:
Otimizar a troca entre compradores e fornecedores é outra tarefa importante realizada pelo machine learning na indústria. Máquinas com essa tecnologia podem reduzir problemas de estoque, melhorar as previsões de compra e prazos de entrega. É o que já está sendo chamado de Logística 4.0!
E falando em estoque, ele é diretamente beneficiado pelo machine learning. Com o tempo, é possível prever demandas e planejar compras com mais assertividade. Dessa forma, há mais controle de espaço adequado e evitam-se gastos desnecessários para manter um estoque grande demais para a empresa.
Uma máquina com a tecnologia de machine learning pode aprender a prever quando é necessária a manutenção, o que chamamos de “manutenção preditiva”. Isso diminui o número de falhas, o tempo de parada de linha ou até a perda de produção. Redução de gastos e aumento de produtividade garantidos!
Com machine learning é possível identificar de forma automática peças que não estão adequadas. A partir disso, quanto mais análises ela faz dessas peças, mais preciso e eficiente se torna o processo.
De forma mais ampla, podemos dizer que o machine learning é um grande auxiliador de tomadas de decisão. Com captação de dados e geração de informações precisas, é muito mais fácil para um gestor definir estratégias, ter reações rápidas a problemas, prevenir erros e garantir o melhor funcionamento da linha produtiva.
O machine learning permite uma análise de uma quantidade massiva de dados de forma ágil, inteligente e com quase nenhuma intervenção humana. Por conta disso, é uma tecnologia fundamental para o desenvolvimento pleno da Indústria 4.0 – com decisões e estratégias embasadas em dados precisos analisados em tempo real!
Sua empresa está pronta para o Machine Learning? Se você ainda tem medo, ou desconfia dos benefícios, aproveite para conferir o nosso post sobre o que vai acontecer com as empresas que não atualizarem as suas tecnologias.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui