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Você costuma fazer pesquisas na internet antes de tomar a decisão de comprar algo? Dá mais valor a um atendimento personalizado e que soluciona seu problema rapidamente de maneira satisfatória? As chances de sua resposta ser sim são grandes – e você não está sozinho. Esses são apenas alguns dos comportamentos que definem o consumidor 4.0, fruto de um mundo cada vez mais conectado e acelerado, onde a IoT (internet das coisas), computação em nuvem e a inteligência artificial fazem parte do nosso cotidiano
Com essa evolução da maneira de consumir já em curso, é necessário que as empresas se adaptem para se manterem competitivas. Quer saber por onde começar? Nesse post vamos apresentar o perfil do Consumidor 4.0 e marcas que realizaram mudanças em suas fábricas para atendê-lo.
O Consumidor 4.0 busca qualidade, mas quer isso atrelado a um serviço personalizado, com bom atendimento e eficiência. Ele está cercado de informações: redes sociais, portais de notícias, sites especializados, troca de mensagens instantâneas na palma da mão… E utiliza todos esses recursos para decidir que marcas vai consumir, pesquisando preços, funcionalidades e opiniões de outro clientes. Ao chegar no ponto de venda ou colocar um item no carrinho de compras online, já sabe exatamente o que quer.
Ele também representa um novo conceito de fidelidade, que vai além da recompra. Na era 4.0, ter um cliente fiel é ter alguém disposto a advogar em nome de sua marca. Esse consumidor busca empresas que partilhem de seus valores, crenças, desejos e visões de mundo. Compreender e adaptar sua produção de acordo com esses itens, é o segredo para conquistar e manter o engajamento da clientela.
Quando falamos em consumidor 4.0, precisamos relacionar imediatamente à customização. Este perfil possui um desejo bem específico por produtos personalizados. Se antes, o status ou prestígio de uma compra estava relacionado à grandes marcas, caras e famosas, hoje, a personalização está entre os principais desejos do público. Estão cada vez mais comuns peças de roupa e bolsas customizadas, eletrodomésticos, carros, kits de produtos de beleza ou de alimentos.
*Para saber mais sobre o Consumidor 4.0, continue a leitura desse texto.
E como fica a indústria neste contexto? Este é um grande desafio. Aliar customização e produtividade no chão de fábrica só é possível através das tecnologias da indústria 4.0. Grandes empresas que já entenderam que este é o caminho para manter suas vendas em alta também já realizaram transformações no seu chão de fábrica. Confira os cases abaixo, conduzidos pela Pollux.
O objetivo desse nosso cliente do setor de alimentos era permitir que os consumidores montassem um kit personalizado com diferentes cápsulas de bebidas nas compras pelo site. A Pollux desenvolveu uma linha automatizada que monta esse kit de acordo com os pedidos realizados no e-commerce, encaixota, faz a embalagem final e anexa a nota fiscal.
Formada por esteira primária, esteira secundária, magazine de caixas, robô colaborativo, packform e inspeção, a linha tem capacidade para o fluxo de 18 mil cápsulas por hora e é totalmente integrada ao sistema já utilizado pela fábrica. O projeto recebeu do cliente o prêmio de “Most promising innovation of 2018”.
Em 2017, instalamos na Argentina uma nova linha de montagem de painéis em uma fábrica do setor automotivo. Para atender o desejo de customização do consumidor 4.0, o cliente pode personalizar o carro através do site da montadora na hora da compra e essas informações vão diretamente para a linha de produção.
Todo o projeto foi desenvolvido com base no conceito just in sequence, WCM e da manufatura avançada, permitindo que os painéis de carro montados fossem personalizados de acordo com a preferência de cada cliente, explicitada no site da montadora. Esse projeto rendeu um Prêmio Rei à Pollux em 2018!
A linha é composta por um transportador aéreo com 22 trolleys. Em cada um deles pode ser montada uma versão do painel, atendendo aos pedidos recebidos pelo sistema de difusão da montadora e as orientações indicadas pelos operadores. Também foram instalados um sistema de rastreabilidade baseado em RFID, sistema pick-to-light para auxílio e controle de abastecimento, uma estação de retrabalho e dois servidores. Testes elétricos são realizados em todos os painéis e seus resultados são analisados e arquivados no banco de dados.
Quem nunca desejou que seu chocolate favorito viesse em maior quantidade na caixa de bombons? A “Chocobot” é uma máquina desenvolvido pela Pollux, com um robô em seu interior, que permite ao consumidor montar a sua própria seleção de chocolates através de uma interface interativa e gamificada. Tudo isso acontece em tempo real, diante do cliente, que observa toda a operação. Ainda é possível personalizar a caixa com uma mensagem e adesivos.
Chocobot: Ponto de Venda da Nestlé desenvolvido pela Pollux from Pollux on Vimeo.
O projeto foi finalizado em menos de três meses e a primeira cabine está em funcionamento desde o final de agosto no Shopping Morumbi, em São Paulo.
Do setor automotivo ao alimentício, são inúmeras as oportunidades para entrar de vez na realidade 4.0 e se adequar às necessidades desse novo consumidor. Conte com a Pollux para dar esse passo e transformar o processo de produção da sua fábrica.
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