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A internet é cada vez mais central na hora de fazer escolhas e mudar rapidamente o mercado. Com o surgimento de tecnologias como a IoT (Internet das Coisas), a computação em nuvem e a inteligência artificial, a conexão entre mundo virtual e material fica cada vez mais forte. Todo esse cenário possibilita não só avanços nos processos de produção, atendimento e vendas das empresas, mas também modifica quem é o consumidor atual e sua relação com o mercado. Estamos na época do consumidor 4.0, conectado, informado e exigente.
Não conhece esse conceito? Quer saber mais sobre o perfil do consumidor atual? Descubra quem é o consumidor 4.0 e como se adaptar a ele nesse post!
O consumidor 4.0 quer eficiência, serviços personalizados e muita qualidade. Mais do que ser um consumidor constante da empresa, o chamado cliente fidelizado, ele quer motivos para continuar comprando aquele produto daquela marca específica. Quer acreditar no que compra, ser um cliente engajado. Além disso, não aceita mais ser tratado como um cliente padrão, quer se sentir especial e ter serviços que se adequem às suas necessidades.
O cliente 4.0 é bastante rigoroso e multicanal: está no Facebook, Instagram, Twitter e tem acesso global e instantâneo a uma quantidade enorme de fontes e informações. Compara preços, pesquisa vantagens e desvantagens do produto, pede conselhos, procura saber mais. É um cliente ativo, que toma decisões em conjunto e compartilha suas opiniões com amigos, familiares e conhecidos – é receptor e produtor de conteúdo sobre tudo que consome.
Hoje, todos os clientes podem dar uma avaliação positiva ou negativa sobre sua empresa no Facebook, Google ou Instagram. Podem reclamar de seus serviços no Reclame Aqui e fazer posts, vídeos e fotos elogiando ou criticando sua marca, tudo com capacidade de atingir milhares de pessoas de diferentes lugares e interesses.
O atual consumidor quer resultados e eficiência acima de tudo. Valoriza produtos de boa qualidade, com bom atendimento, serviços rápidos e bons preços. Velocidade de resposta e conteúdo atraente e personalizado são peças-chave para entender e conquistar o consumidor 4.0.
O consumidor 4.0 procura empresas e marcas que partilhem dos seus valores, desejos e visões de mundo. Compreender e compartilhar os anseios desse consumidor é essencial para conquistar um cliente engajado e capaz de contribuir para o bom posicionamento de mercado da sua empresa.
As principais características valorizadas pelo consumidor 4.0 estão ligadas à alta personalização, capacidade de informação e velocidade proporcionadas pela internet. Veja alguns:
Se os consumidores querem experiências cada vez mais personalizadas, as indústrias precisam – e muitas já estão – adaptar-se a essa nova realidade. Produções em larga escala e pouco flexíveis passam a fazer cada vez menos sentido em um cenário que o cliente final está em busca de um produto único.
Quando falamos de linhas de produção e montagem, é possível citar algumas novas necessidades. Afinal, se esse cliente quer produtos customizáveis, eficientes e que permitam respostas rápidas, necessitamos de indústrias com linhas flexíveis e produções just in sequence.
Uma linha de montagem manual, dedicada a um produto específico, com pouco controle automatizado, precisa de bastante mão de obra e é lenta na hora de se adaptar a mudanças. Cada oscilação do mercado ou necessidade de ajuste no produto implica em grandes alterações, demissões ou admissões. Isso nao é mais possível com o consumidor 4.0.
As linhas de montagem flexíveis permitem alterar o processo e o produto de forma rápida e sem implicar em grandes consequências para o funcionamento da produção. Por exemplo, se há uma mudança na demanda, para mais ou para menos, basta ajudar a velocidade de sua operação e tudo continua a funcionar. O processo automatizado também permite o pleno funcionamento da linha por 24 horas, em todos os dias da semana.
Em 2017, a Pollux foi finalista na categoria Manufatura do Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação) com uma linha de painéis just in sequence para a fábrica da FCA em Córdoba, na Argentina. Essa linha seguiu os valores do consumidor 4.0, com produção flexível e customização. Cada painel é montado de acordo com o pedido de cada cliente, tudo de forma automatizada! É disso que estamos falando para atender esse novo público com exigências cada vez mais altas.
O Consumidor 4.0 faz parte da cadeira da Indústria 4.0. Você já sabe tudo sobre o assunto? Se a resposta for não, está na hora de você conferir o nosso Guia da Indústria 4.0.
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