
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Manter-se como uma das maiores empresas do Brasil num mercado tão competitivo e complexo como o nosso e ainda se destacar a nível global não é para qualquer um. É preciso ter uma visão de mercado capaz de antecipar tendências e entender que o mundo corporativo nunca para de evoluir. Especialmente na era digital, as empresas que mais se destacam são as que mais têm capacidade de se adaptar às mudanças. Some a isto líderes ambiciosos em cargos de gerência e você tem a receita do sucesso financeiro.
A tarefa de elencar as 3 maiores empresas do Brasil não é muito fácil. Existem vários aspectos a serem considerados como, por exemplo, o lucro líquido anual, o alcance territorial, a importância para o país em termos de empregabilidade, etc. Nesse post, vamos tentar considerar uma média de todos esses fatores e falar exclusivamente de empresas privadas do setor industrial que sejam de origem brasileira. E, claro, o mais importante: desvendar qual o segredo por trás do sucesso de cada uma delas.
Priorizando sempre seu controle rigoroso de qualidade, tanto em termos de produto quanto em termos de contratações, a Ambev cresceu rapidamente desde sua criação. Depois de uma fusão com a cervejaria belga Interbrew, a AB InBev é a maior produtora e distribuidora de cervejas do mundo.
O segredo dos 18 anos de história com lucro líquido anual de quase 13 bilhões de reais está na atenção que a Ambev dá às transformações do mercado. Atualmente, todo o processo de produção da empresa é baseado no conceito de indústria inteligente. Desde as primeiras etapas da fabricação até a ponta final de distribuição existe controle digital. Às vezes esses cuidados se estendem até depois do consumo. Só no ano passado, por exemplo, a empresa investiu R$ 1.5 milhão em tecnologia para a troca de garrafas retornáveis.
Além disso, a Ambev defende que seu maior capital são as pessoas. A empresa estimula a competitividade em seu ambiente de trabalho através da meritocracia. É muito comum encontrar jovens e/ou recém-formados em cargos de gerência das marcas da Ambev, já que o que está sendo avaliado é o esforço e a entrega do profissional e não exclusivamente seu tempo na empresa, como estamos acostumados a observar.
Interessante, não é? Se você quiser saber mais sobre os princípios de gestão da Ambev, dê uma olhada no livro Cultura de Excelência, que conta um pouco da trajetória dos três fundadores (Carlos Alberto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles).
Inaugurada em Curitiba na década de 70, o Grupo Boticário é hoje a maior franquia de cosméticos do Brasil. Líder no mercado de perfumaria, presente em quase 2 mil cidades brasileiras, a empresa consegue se destacar utilizando tecnologia de ponta. O grupo tem em conseguido crescer exponencialmente em vendas, se distanciando cada vez mais das concorrentes. Desde 2014, a companhia investe em digitalização e automatização dos processos de produção.
Como, por exemplo, no caso do Centro de Distribuição (CD) do município de São Gonçalo dos Campos, na Bahia. Resultado de um investimento de R$ 155 milhões, o CD foi criado para funcionar de maneira 100% informatizada, com tecnologias que permitiram a redução do tempo de entrega de produtos de sete para três dias, em média. Hoje, o CD responde pelas entregas de cosméticos e perfumaria para todo o território das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Assim, podemos dizer que além dos grandes investimentos em marketing e propaganda, um dos segredos desta companhia está em prever e acompanhar tendências. Automatizando seu processo de distribuição em 2014, o Boticário se antecipou às concorrentes e obteve excelentes resultados em crescimento e expansão territorial das vendas.
A rede Ipiranga de postos de combustíveis, operada pelo Grupo Ultra, é a maior empresa de capital privado em seu setor. A empresa hoje possui cerca de 6.500 postos de combustíveis em todo o território nacional e 1.400 lojas de conveniência. Em 2012, representou mais de 90% da receita do Ultra, que também opera no setor de gás e fármacos. Seu crescimento chamativo se deve em especial aos investimentos em tecnologia.
No ano passado, o grupo investiu cerca de R$ 1,12 bilhão para expansão e modernização das marcas am/pm e Jet Oil. Buscando agilizar e otimizar a distribuição dos produtos de conveniência, foram criados novos pontos de repasse que operam de maneira inteiramente digital. Este é mais um caso em que a preocupação em se adequar às novas tecnologias, aumentando a produtividade demonstra ser um fator chave no sucesso financeiro.
Outro ponto chave, novamente, é estar alinhado ao consumidor final. Com uma atenção especial à propaganda, a Ipiranga sempre soube fidelizar seus clientes. Usando grandes bases de dados (BigData) para medir reações e captar estatísticas a empresa raramente falhou na tarefa de transmitir sua mensagem ao público.
Essa resposta é simples: acreditam nas novas tecnologias. Ao invés de esperar seus concorrentes, as grandes empresas largam na frente aderindo a novos conceitos e estratégias. É possível perceber que todas elas entendem o potencial da digitalização e não tem medo de automatizar processos e usar tecnologia de ponta.
E a sua empresa, está neste caminho? Talvez esta resposta já não seja tão simples. Mas, para se manter relevante no mercado e crescer, não dá para ficar parado. A hora de aderir às novas tecnologias é agora. Se o problema é orçamento, uma boa alternativa é começar com projetos simples e acessíveis mas que tragam valor. Como sugestões: automação de operações com robôs colaborativos, automação de logística interna com robôs móveis, digitalização da manufatura com software. Estas três iniciativas não precisam de grande investimento inicial, pois podem ser implementadas no modelo de serviço/aluguel, em que você paga um valor mensal.
Agora, te faço outra pergunta, e dessa vez a resposta vai ser fácil. Por que não começar agora a transformar a sua empresa em uma grande empresa?
A Pollux pode te ajudar neste primeiro passo da jornada de transformação digital. Quer receber um contato telefônico para conversamos sobre o que você pode implantar na sua empresa? Clique aqui!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui