
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
A Indústria Automotiva não é mais a mesma. Você já percebeu isto? Hoje, uma pessoa pode escolher, personalizar e montar o seu próprio automóvel em segundos pela internet. Isto sem mencionar os promissores veículos autônomos. E o senso de urgência para se adaptar a essas transformações impera nessa nova era, já chamada de Quarta Revolução Industrial.
O tempo corre e não dá trégua, em todos os sentidos, em todos os segmentos. Ainda mais no negócio da indústria automotiva que tem especificidades complexas e vive a mudança no perfil do consumidor. A boa notícia é que há solução para atender esta exigência, mas é preciso ser veloz para seguir competitivo.
Se pelo lado do consumidor bastam cliques para ter o desejo materializado em segundos, no background da indústria automotiva, a história é outra. Há uma engrenagem gigantesca de fabricantes e fornecedores de automóveis, além de numerosos processos, que precisam se interligar de forma dinâmica. E o principal? Se adaptar a inovações para acompanhar estes mesmos cliques do consumidor e entregar produtos cada vez mais customizados sem perder os índices de produtividade. Esta é uma realidade do setor em nível global!
E o que fazer? Como agir? A mudança começa por encarar de frente os principais desafios!
COMPETITIVIDADE
O principal alerta. A competição é global, acirrada e o portfólio de produtos ganha escalas infinitas de opções personalizadas. O setor é influenciado diretamente por fatores externos (restrição ao crédito, política de investimento, regulamentações específicas, etc).
Radar: estar engajado em debates com foco na indústria 4.0, acompanhar o rota 2030 – iniciativas de fomento à cadeia da indústria automotiva, como o novo regime automotivo do Brasil INOVAR-AUTO.
IMPREVISIBILIDADE
Instabilidade política, volatilidade financeira e incapacidade para prever demanda com assertividade podem colocar seu negócio em prejuízo irreversível.
Radar: é aconselhável trabalhar com ferramentas que conectem todo o sistema operacional da empresa e acompanhe sistematicamente on time para a rápida tomada de decisões. Os softwares industriais de planejamento de produção estão aí para isso!
MÃO DE OBRA ESCASSA
A mudança veloz nos processos impacta diretamente em escassez de mão de obra qualificada. Começa pela dificuldade de ter profissionais com mindset aguçado a novas habilidades que o mercado exige.
Radar: incorporar o conceito de indústria 4.0 na cultura organizacional da empresa e se manter atualizado com o que o mercado oferece em inovação. Uma frase para não perder de vista: Como se tornar um profissional da indústria 4.0?
DISRUPÇÃO DA MOBILIDADE
O carro não é mais domínio das montadoras. Criou-se um novo ecossistema de fornecedores e serviços adicionais que integram tecnologias e ganham a preferência do consumidor. Exemplos são os aplicativos de ride-hailing como caronas compartilhadas e o Uber, a maior empresa de transporte do mundo sem ter nenhum carro.
Radar: pensar “fora da caixa”. O foco é a venda de automóveis, mas como pensar em oferecer uma experiência surpreendente ao cliente do que um simples carro? O consumidor da indústria automotiva deseja cada vez mais uma intimidade e personalização com o seu auto.
A Automotive Business, em parceria com a renomada Roland Berger, consultoria estratégica sediada em Munique, apresentou uma pesquisa com a opinião de profissionais da cadeia de valor da indústria. Contou com 600 participantes com executivos de alto escalão sinalizando expectativas para 2018 e para os próximos anos.
Vale investir um tempo e conhecer o resultado. Uma das análises traz que as três principais medidas para retomada da indústria em 2018 são:
Em específico para as montadoras, a digitalização e indústria 4.0 são vistas como oportunidades e prioridades. Como está o radar em relação à sustentabilidade futura do seu negócio? Preparamos abaixo uma série de tópicos para você conhecer as possibilidades que estão ao alcance para manter a competitividade no mercado.
A resposta é focar no tripé: inovação, expertise e sustentabilidade. Sim, é desafiador, mas é assertivo. E há tecnologias que estão ao alcance e podem ser adaptadas em etapas. Quer ver como? Por acaso você já ouviu falar em:
# linhas de montagem flexíveis na indústria automotiva?
# soluções turnkey: vantagem para linhas de montagem automatizadas e máquinas especiais?
# robôs colaborativos para montagens e processos?
# robôs que fazem baliza e estão revolucionando o chão de fábrica?
# solução de inspeção integrando robótica e sistema de visão?
# IIot – a famosa internet industrial das coisas – que vem revolucionar a manufatura mundial?
# linha de montagem de painéis Just in Sequence seguindo os conceitos WCM e de manufatura avançada?
# E o “call off” a solução para abastecimento automático da linha de produção?
Todas estas soluções inovadoras fazem parte do portfólio da Pollux com aplicações na indústria automotiva.
Falamos em dores e desafios na indústria automotiva. E a solução? Talvez você não saiba, mas a Pollux está presente no processo produtivo de 75% dos carros fabricados no Brasil. Neste portfólio de clientes-desafiadores, contamos com a confiança da: Honeywell, Honda, GM, Ford, Fiat, Denso, Daimler Chrysler, Brose, Bosch, BMW, Benteler, ZF, Zen, Autotec, Delphi, Volvo, Visteon, Valeo, TRW, Thyssenkrupp, Lear, Scania, Renault, Mann-Hummel, Magneti Marelli, Magna, Faurecia, entre tantas outras.
O porquê?
Entre os principais motivos, a expertise em desenvolver linhas de montagem e células robotizadas especiais flexíveis com alto nível de automação. São 20 anos desenvolvendo projetos para montadoras, sistemistas e fabricantes de autopeças.
Saiba como fazemos a Indústria 4.0 ser realidade com fábricas inteligentes e produções em nuvem: Conheça linhas de montagem avançadas.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui