
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Cada vez mais, o mercado busca empresas capazes de atender todas as necessidades produtivas e tornar o negócio mais competitivo. A preocupação principal quando se fala de produtos, ferramentas, máquinas, ou outro elemento da cadeia de produção é com a qualidade do processo. Garantir o sucesso da operação é ter como foco principal nos processos a eficiência da produção e escolher bons parceiros para desenvolvimento de soluções. Na Pollux, projetamos e construímos sistemas de manufatura avançada e turn key, criando sistemas altamente competitivos baseados nos conceitos da Indústria 4.0.
A estratégia da Pollux para atender com excelência é compreender com o cliente qual a melhor solução para sua necessidade. O time de engenharia da Pollux participa desde o início do processo, como um time único e conciso para compreender os objetivos do projeto e passo a passo (desenvolvendo soluções com tecnologias especificas para cada situação e determinada produção). Assim podemos propor uma solução desenhada e desenvolvida em conjunto com o cliente, trazendo resultados positivos e entregas eficazes.
A Pollux é referência em automação industrial no Brasil e em vários países da América e três pontos contribuem para a manutenção deste status: contato com o cliente, inovação e uma equipe de profissionais altamente qualificados. O desafio da Pollux em relação ao mercado é sempre buscar algo novo, temos em nosso DNA sempre buscar por soluções inovadoras.
Importante destacar que a Pollux investe nos melhores profissionais do mercado. Tem um time de engenharia consolidado, com grande experiência e nível de maturidade elevado, que na fase de conceituação possibilita criar valor além do esperado. Vai além de apenas precificar o escopo que o cliente encaminha a empresa de automação, o diferencial está na capacidade de otimizar. Encontrar as soluções que a empresa necessita evitando a aquisição de tecnologias e equipamentos subdimensionadas quanto superdimensionadas.
Em um dos cases de sucesso do ano de 2019, por exemplo, o time de engenharia encontrou diversos pontos de otimização em um projeto da área automotiva, em que o resultado final foi surpreendente. A Pollux auxiliou o cliente a evitar ter duplicações desnecessárias de estações de testes finais, estações estas que possuíam um custo elevado de manufatura e tecnologia. O cliente teve uma economia de 7 a 8% em relação ao orçamento, e ganhou soluções alternativas e extremamente robustas, simplesmente porque a equipe Pollux começou a instigar e buscar informações que não existiam no início. A proximidade e sinergia entre as engenharias da Pollux e do cliente, desde a fase de conceituação até a manufatura, resultaram em uma linha de montagem que é considerada um sucesso em termos de performance e qualidade.
Neste ano de pandemia, com limitações de fazer visitas técnicas e mergulhar dentro do ambiente do cliente, tivemos que reinventar o contato de forma virtual, mas nem por isso deixamos de entregar as melhores soluções. Conheça como aconteceu os nossos tryouts virtuais. Sempre que a equipe tem um conhecimento detalhado do problema é possível oferecer uma solução melhor. Entrar num nível de detalhe profundo ajuda a minimizar muito os riscos de um projeto.
Alinhamento, planejamento e gestão são algumas das palavras que norteiam o trabalho da Pollux desde o projeto até a execução das linhas de montagem, muitas delas de segmentos como o automotivo. Para se ter uma ideia, as soluções da Pollux estão presentes em cerca de 75% dos carros fabricados no Brasil, com linhas de montagem e testes, com o domínio das principais tecnologias como parafusamento, prensagens, dispositivos de montagens manuais e automáticos, sistemas de lubrificação e colagem, testes elétricos, estanqueidade, funcionais, inspeções visuais convencionais e por Deep Learning entre diversas outras tecnologias.
Na indústria automotiva os projetos são em sua maioria complexos, com grande risco e podem gerar custos que vão além da própria aquisição dos equipamentos. Cada projeto é único, cada linha de montagem possuí um objetivo específico, para a produção de um ou mais modelos do produto, com um tempo de produção específico para a demanda da respectiva fábrica e com requisitos técnicos e de qualidade específicos também. Variar qualquer um destes parâmetros resulta em uma linha ideal diferente. Raramente ocorrem duplicações 100% fidedignos de uma linha de produção, principalmente em linhas automáticas. A assertividade do conceito e do desenvolvimento é fundamental para o sucesso do projeto. E essa é a especialidade do time de engenharia da Pollux.
Para a Pollux o sucesso do cliente significa o seu próprio sucesso. O contato próximo com o cliente desde o início, o alinhamento e validação a cada etapa são fundamentais. O lead time de projetos no Brasil são 30 a 50% menor que os processos gerenciados por matrizes da Europa. A assertividade do conceito e do desenvolvimento é fundamental para o sucesso do projeto.
Desenvolver uma nova linha de montagem significa aumentar a competitivade de seu negócio. Os motivos para a implementação de uma nova linha podem ser vários, manufatura de novos produtos, ampliação da produção, mudança de layout, entre outros. Em cada um dos casos, uma linha deverá ser projetada para entregar o melhor resultado.
O conceito de produção introduzido por Henry Ford e suas linhas de montagem de carros Ford T revolucionou a manufatura e vem se desenvolvendo e evoluindo constantemente, visando o aumento de produtividade, eficiência e redução de custos do produto final.
Quando se pensa em automação em linhas e máquinas, é possível separar três grandes grupos: estações manuais, estações automatizadas e estações automáticas.
● Estação manual: são linhas de produção que possuem a alimentação dos componentes (entrada de componentes nas estações de trabalho) de forma manual, em que o operador coleta o componente e posiciona para realizar a montagem, e o processamento sobre o componente ocorre também de forma manual, com ou sem o auxílio de ferramentas.
● Estação automatizada: linhas que possuem operações automáticas, mas ainda possuem a interação do operador no processo. Normalmente, são estações com a alimentação de componentes de forma manual, semelhante às linhas manuais, mas o processo produtivo ocorre de forma automática.
● Estação automática: diferente das outras estações, todas as operações ocorrem sem a necessidade de iteração contínua do operador. Tanto a alimentação dos componentes quanto o processo produtivo ocorrem de forma automática, posicionando e processando sem a necessidade de uma operação manual envolvida.
Algumas linhas podem possuir um único conceito ou mesclar os conceitos acima, conforme a complexidade de automação, a robustez do sistema e o próprio custo da automação.
Quer saber qual linha de montagem se adequa as suas necessidades? Entender qual sistema pode melhorar sua produção e aumentar seus ganhos? A Pollux tem uma equipe de especialistas esperando para te ajudar. Vamos construir o sucesso da sua empresa juntos!
Converse com nossos especialistas e conheça mais sobre as soluções da Pollux.
Sobre a Pollux
Fundada há 24 anos, a Pollux é uma multinacional brasileira com mais de mil projetos de tecnologia industrial implementados por toda a América. Nosso propósito é tornar a indústria 4.0 uma realidade para nossos clientes por meio de soluções completas e turnkey que integram linhas de montagem, robótica, sistemas de visão, inteligência artificial, software e veículos autônomos. Conduzimos a transformação digital nas fábricas, tornando-as mais produtivas, eficientes e inteligentes, favorecendo a competitividade em um cenário global cada vez mais acirrado.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui