
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Uma fábrica enfrenta muitos desafios de logística: é preciso controlar bem o estoque, poupar tempo nos transportes internos e gerenciar o abastecimento de linha. A logística 4.0 vem aí para responder a tudo isso com tecnologia e inovação. Afinal, conforme avançam as tecnologias industriais, os processos de logística devem acompanhar essas mudanças.
Você está por dentro das soluções de logística 4.0? Sabe o que significa esse conceito? Não fique para trás e descubra aqui como tirar proveito da logística 4.0!
Logística 4.0 significa se apropriar das tecnologias da Indústria 4.0 para tornar os processos logísticos mais eficientes, ágeis e lucrativos. Tem como objetivo otimizar a cadeia de distribuição, automatizar os processos de logística, eliminar desperdícios, ganhar tempo e reduzir custos.
A logística 4.0 tem como base o investimento em tecnologia para melhorar, principalmente, o controle de estoque, o abastecimento de linhas e a análise desses processos.
Um exemplo de logística 4.0 são os veículos autônomos. Eles são programados por sistemas de computadores que indicam os movimentos necessários de acordo com o mapa do armazém. O software também programa a ordem de tarefas a serem realizadas, como descarga de caminhões em horário específicos e o caminho até a prateleira adequada.
Também já existem etiquetas em lotes de mercadorias que ativam sensores capazes de dar baixa automaticamente quando os itens entram no estoque. Eles avisam quando os produtos são levados para a linha de produção e quando estão prontos para serem enviados aos clientes. Dessa forma, é possível saber em que etapa está cada remessa, quando foi embarcada e quando foi entregue ao destino final.
A Pollux criou uma solução completa de logística 4.0 que integra diversas tecnologias e vários processos para criar uma gestão eficiente e automática de estoque e linha de produção. Veja só:
Tudo começa com a sensorização do chão de fábrica. Sensores são instalados nas máquinas, linhas de produção, transportadores internos e prateleiras. Eles coletam as informações de consumo dos itens na linha e no estoque e as transmitem em tempo real para uma central que monitora tudo isso.
Nessa central de monitoramento, o software faz a gestão das informações recebidas e comanda as operações de abastecimento. Ele vai identificar qual insumo falta para qual processo, em qual linha e envia essa informação.
O programa permite acompanhar, em tempo real, todos os dados gerados e transmitidos pelos sensores e toma decisões de forma automática. Assim, você pode monitorar a produção de forma totalmente integrada.
O estoque possui tecnologia “pick to light”: são displays com luzes LED que mostram a localização dos produtos e a quantidade de itens que precisam ser retirados. O operador só precisa seguir as instruções do display.
Depois de selecionar os materiais no estoque, o operador coloca os itens em robôs móveis, também chamados de AMRs (Autonomous Mobile Robots), que os transportam para a linha de montagem. Esses robôs podem trabalhar lado a lado com seres humanos, não precisam de isolamento nem de trilhos ou fitas magnéticas na fábrica.
Eles são totalmente autônomos e traçam a melhor rota para o ponto de destino, desviando de obstáculos e pessoas. Além disso, fazem o próprio gerenciamento de bateria e se movem para a estação de carregamento de forma automática sempre que necessário.
Os robôs móveis levam os itens até a linha de produção e os entregam a outros robôs colaborativos, capazes de trabalhar em conjunto com pessoas. Esses robôs, por sua vez, fazem a carga e descarga automática da linha, de forma autônoma.
Como já dá para imaginar, os benefícios de uma solução de logística 4.0 são muitos. Listamos aqui os principais:
Como os processos são digitalizados, inteligentes e autônomos, a precisão é muito maior. O operador não precisa procurar referências e localizações no meio do estoque, ou contabilizar por conta própria os itens necessários e retirá-los e colocá-los na linha, por exemplo.
A necessidade de trabalho manual é muito menor, o que reduz erros e desperdícios. Com isso, há menos necessidade de retrabalho, problemas com extravios e outros empecilhos que podem comprometer as entregas, custos e produtividade.
Pode dar adeus àquela papelada e montanha de relatórios gerados a cada etapa do processo. Tudo passa a ser controlado pelos softwares, em tempo real, e pode ser consultado de forma fácil e objetiva a todo momento.
Você pode consultar, em tempo real, de qualquer lugar, informações exatas sobre os processos logísticos e em qual etapa está cada remessa de produção. Assim, o tempo de resposta para qualquer demanda, alteração ou problema, também passa a ser muito menor.
Além disso, os processos correm automaticamente, sem necessidade de transmissão de ordens, busca de itens e deslocamento humano. Os robôs possuem capacidade de trabalho muito maior que a dos humanos, com menos pausas, mais rapidez no deslocamento e maior carregamento de cargas por vez.
Com a logística 4.0, você pode liberar funcionários de funções insalubres como o transporte de cargas pela empresa e o abastecimento de linhas. Assim, não há mais riscos de acidentes e lesões, comuns nessas funções por conta dos movimentos repetitivos e peso dos materiais. Além disso, você pode realocar esses funcionários para funções de maior valor agregado, que sejam mais motivadoras e satisfatórias.
Não apenas os processos de logística se tornam mais rápidos e confiáveis, como paradas de linha por falta de insumos ou erros no abastecimento do estoque são eliminadas.
Com a grande quantidade de dados colhidos, também é possível visualizar melhor toda a cadeia de logística, perceber gargalos e ter insights com mais facilidade. Quanto mais dados disponíveis, melhores os resultados dos processos.
Com as medições de dados, há redução do estoque desnecessário e economia. Os pedidos ficam mais adequados às necessidades da linha e se reduzem os excedentes. Assim, os processos de armazenamento e estoque ficam mais baratos e adequados ao momento da empresa.
Aqui, as vantagens são muitas: a redução de custos torna os preços da empresa mais competitivos em relação às concorrentes. Com mais rapidez nos processos, os prazos de entrega diminuem. A coleta de dados em tempo real permite que a empresa sempre disponha de informações atualizadas a respeito do pedido para fornecer aos clientes.
Além disso, menos erros significam menos possibilidade de atrasos na entrega e mais qualidade dos produtos. A empresa também é capaz de se adaptar à demanda do cliente e pode responder a qualquer alteração de forma rápida, o que torna a produção mais personalizada. Tudo isso se traduz em clientes mais satisfeitos e maior lucratividade.
Espero que você tenha entendido melhor o conceito de Logística 4.0. Aproveite para conferir nosso Glossário da Indústria 4.0.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui