
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
A Pollux foi a primeira fabricante de linhas de montagem no Brasil e hoje está presente na produção de 75% dos carros fabricados no país. Somos pioneiros na produção de linhas de montagem, indústria 4.0 e inovação em automação. Nesse post, mostramos três cases de linhas de montagem que exemplificam a alta competência e qualidade da Pollux e demonstram a confiança de grandes empresas em nosso trabalho.
A produção de linhas de montagem começou quando os sócios da Pollux foram a Chicago visitar uma feira de produtores de linhas para fabricação de veículos. Ao ver o que estava exposto, constataram que poderiam fazer o mesmo por aqui.
De volta ao Brasil, a Pollux, que até então tinha seu foco em sistemas de visão para o controle de qualidade de embalagens, passou a anunciar: “fazemos linhas de montagem”. Foi dessa forma que passamos a implementar soluções em grandes multinacionais como Honda, GM, Ford, Fiat, Bosch, BMW, Volvo, Renault e muitas outras.
Ao longo dos mais de 20 anos de experiência, refinamos nossa estrutura para atender com qualidade o setor de linhas de montagem automatizadas, em projetos nacionais e globais. Separamos três cases para você conhecer melhor nosso trabalho, vem ver!
A Pollux desenvolveu linhas de montagem para a primeira fábrica da Jaguar Land Rover fora da Inglaterra, que fica no Rio de Janeiro. Ela tem capacidade de montagem de até 24 mil carros por ano. Fizemos o projeto das linhas de eixos traseiros e dianteiros, dress up dos motores e pony pack. Ali, são montados os modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport, os mais vendidos no Brasil atualmente.
O desenvolvimento durou 56 semanas e seguiu todos os rigorosos e qualificados padrões técnicos exigidos. As linhas de montagem foram pensadas para responder aos principais desafios do mercado automotivo, por isso, são bastante versáteis e flexíveis. Qualquer novo modelo de produto pode ser introduzido de forma simples, rápida e bem mais barata que a compra de uma nova linha convencional.
Durante esse case de linha de montagem, toda a equipe trabalhou com muita cooperação técnica e de forma complementar, unindo diversas competências. Essa cooperação e o modelo de gerenciamento da Pollux resultou na produção de linhas de alta qualidade, capazes de corresponder às exigências e especificidades do setor.
Em 2017, produzimos o primeiro case de linha de montagem para o exterior: uma linha de painéis just-in-sequence para a fábrica da FCA em Córdoba, na Argentina. Esse projeto seguiu os conceitos de manufatura avançada, com produção flexível e customização. Com ele, ficamos entre os finalistas na categoria Manufatura do Prêmio Rei 2018 da Automotive Business.
A linha tem um transportador aéreo com 22 trolleys, sistema de rastreabilidade baseado em RFID, sistema de pick-to-light para controle de abastecimento dos componentes, uma estação de retrabalho com todos os recursos de montagem e dois servidores.
Cada painel foi montado de acordo com a preferência e necessidade do cliente. Os pedidos são recebidos na linha de montagem através do sistema de difusão da montadora. Então, os componentes principais são rastreados através da leitura do código Datamatrix e as operações de montagem, torques e testes elétricos são efetuadas em todos os painéis, monitoradas e arquivadas no banco de dados do sistema de rastreabilidade.
A linha de montagem e as estações de trabalho podem ser configuradas através de planilhas no Excel que recebem dados da montadora. Essa é uma grande inovação e faz com que o controle total da linha fique muito mais acessível e descomplicado.
O terceiro case de linhas de montagem que selecionamos foi o desenvolvimento, em 2017, de uma linha para inspeção final e paletização de blocos de motor para uma montadora de São Carlos, São Paulo. Essa linha faz diversas atividades: inspeção final da produção de blocos de motor, avaliação de qualidade e paletização robotizada.
O projeto atende a todas as especificidades e necessidades da empresa e foi elaborado com alto nível técnico e de planejamento. A primeira inspeção da linha é feita em um orbital que permite observar as 6 faces do bloco e registrar qualquer defeito ou a perfeição da peça. Se algum defeito for detectado, a linha de montagem já direciona o bloco para as estações de retrabalho. Quando a qualidade está garantida, a linha grava no bloco as informações necessárias e ele segue para a paletização robotizada.
Depois, vem a inspeção do código e gravação dos dados dessa produção no banco de dados da linha de montagem. Essa linha tem um sistema de rastreabilidade digital: cada operação grava os resultados de seus testes de qualidade.
A linha é capaz de fazer a inspeção e empilhamento de 2 pallets com 24 blocos em apenas 48 minutos. Além disso, oferece tudo que o cliente pediu: viradores pneumáticos, sistema de rastreabilidade com tecnologia RFID e dispositivos de segurança.
Ao longo de 20 anos de experiência, desenvolvemos inúmeros projetos e soluções para montadoras, sistemistas e fabricantes de autopeças. Nossa equipe com 150 profissionais altamente qualificados já atendeu a mais de 500 clientes.
Essa expertise nos faz entender as demandas e exigências específicas dessa indústria e nos torna capazes de entregar equipamentos robustos, flexíveis e inovadores a preços competitivos no mercado.
Quer entender melhor por que a Pollux é considerada referência quando o assunto é Linhas de Montagem? Leia o nosso post com 5 motivos!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui