
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
A parada de máquina não programada ainda é um dos pesadelos de qualquer indústria. E quando ela ocorre, de forma totalmente inesperada, geralmente tem relação com a falta de manutenção de um equipamento. Uma parada assim gera despesas extras, perda de produtividade e muita dor de cabeça para quem está gerenciando o processo. A indústria 4.0, que vem com todo o conceito de conectividade, promete ser a solução deste problema. Mas para isso, é preciso acreditar em soluções simples como o monitoramento remoto.
De nada adianta ter dezenas, centenas de sensores instalados nos equipamentos de uma fábrica se não existe o monitoramento de fato. O monitoramento remoto pode prevenir situações como a parada de máquina por falta de manutenção e oferecer uma série de informações ao cliente que podem tornar o negócio mais competitivo. O monitoramento remoto é um dos serviços oferecidos pela Pollux em praticamente todas as soluções desenvolvidas para a indústria. O desafio da Pollux é romper alguns medos do cliente, desmistificar a tecnologia e mostrar os benefícios. A questão da segurança não pode ser uma “desculpa” para uma empresa restringir conectividade.
A proposta do monitoramento remoto nada mais é do que ter a célula instalada na fábrica conectada a um sistema ou a nuvem. E quando se fala em conexão se pensa logo em internet, mas a primeira parte da conexão é interna, ainda dentro da planta. Neste nível, é quando se garante a conexão chamada nuvem privada, e por meio de vários pontos é possível verificar a produção e conectar diversos dispositivos, integrando a solução. No entanto, o que a Pollux fornece a partir do monitoramento remoto requer um passo além. A empresa cliente precisa disponibilizar informações para o acesso remoto, que possam ser visualizadas à distância.
Imagine um gestor de planta ou um gestor de manutenção tendo informações em tempo real, o tempo todo, sobre como estão funcionando as máquinas, se algum equipamento precisa de manutenção, se houve algum problema inesperado. Isto é totalmente possível se estes equipamentos estiverem conectados e monitorados.
Manutenção preditiva é um dos principais benefícios
Um dos principais benefícios do monitoramento remoto (que é cada vez mais buscado pela indústria) é relativo à manutenção preditiva. Vamos imaginar que você tenha uma célula operando há três anos. Digamos que uma junta de um equipamento vai dar problema. Como identificar isso antes que o problema ocorra? Se forem gerados dados pela empresa, e a equipe de manutenção tiver acesso às informações, ela poderá visualizar o que está acontecendo e identificar por meio de curvas de carga, de torque, de tensão, de corrente, que aquela junta está apresentando anomalias.
E é importante ressaltar que isso não quer dizer que a junta vai falhar agora, mas que ela começa a entrar num ciclo de queda, com alguns gatilhos indicando que ela irá falhar em determinado tempo. Com o monitoramento remoto, que recebe e gera estas informações, é possível programar com tranquilidade uma parada de máquina para prestar a manutenção necessária antes que o problema ocorra de fato. Aí a manutenção é feita no local pela equipe da Pollux.
E também pode ocorrer o contrário. O equipamento tem uma determinada vida útil que está terminando. Mas pode não ser necessária troca de um robô que é totalmente funcional, por exemplo. Automatizando este processo, com geração de dados é possível uma atuação mais certeira e eficaz.
Outro benefício do monitoramento é em relação ao software em si. Se o robô teve qualquer tipo de parada ou uma inicialização do sistema precisa ser feita, a equipe da Pollux também consegue fazer isso remotamente, verificando erros e reinicializando, se necessário. Se a conexão do monitoramento remoto for contínua, o cliente vai ganhando privilégios. Para identificar problemas em tempo real o equipamento precisa estar conectado o tempo todo. Se o cliente escolhe só enviar os dados uma vez ao dia, de forma pontual, não se tem mais o histórico, que é muito valioso.
Alternativas para garantir a segurança
Uma das grandes preocupações dos clientes com o monitoramento remoto gira em torno da segurança da planta, no entanto existem protocolos de criptografia utilizados que são validados com a indústria. A Pollux é homologada em todos os níveis de segurança exatamente para ter este cuidado com o cliente e com a própria empresa. Uma das alternativas oferecidas pela Pollux é que o cliente conecte através de uma conexão via 4G ou um link dedicado dentro da planta o que permite isolar a aplicação da conexão da empresa.
O ideal é que o cliente mantenha a célula como um todo sempre conectada para se ter o monitoramento completo. Porém, uma alternativa é que o cliente conecte apenas uma parte da aplicação, exemplo o robô. Desta forma, a conexão isola apenas os ativos que exigem uma maior atenção. Os técnicos podem ir ajudando a ver a melhor solução caso a caso, mas é preciso ter em mente que a tecnologia evoluiu muito, especialmente no aspecto de segurança. Basta ver sistemas extremamente críticos, como o bancário ou o da bolsa de valores, que lidam com altas quantias em dinheiro, sendo muito confiáveis.
O monitoramento completo de uma fábrica é a entrada dela para a indústria 4.0, com coleta de dados que vão ajudar em todo o processo de planejamento de produção. O objetivo é levantar dados das máquinas para a garantia do processo produtivo, este será beneficiado, pois todos os dados vão ajudar a modelar a própria estratégia da empresa, com previsibilidade e eficiência dos processos e informações inteligentes.
Com a conexão remota é possível que o cliente tenha acesso a ferramentas que fazem o monitoramento de todos os recursos de sua fábrica. Podem ser criados dashboards com toda a operação de inúmeras plantas diferentes, por exemplo. O monitoramento remoto abre uma gama de oportunidades que só a conectividade permite. Poderíamos dizer que é o primeiro passo para uma fábrica inteligente. E mais do que isso, é uma ferramenta focada no cuidado com o cliente, garantindo sempre que o equipamento está 100% operacional.
Sobre a Pollux
Fundada há 24 anos, a Pollux é uma multinacional brasileira com mais de mil projetos de tecnologia industrial implementados por toda a América. Nosso propósito é tornar a indústria 4.0 uma realidade para nossos clientes por meio de soluções completas e turnkey que integram linhas de montagem, robótica, sistemas de visão, inteligência artificial, software e veículos autônomos. Conduzimos a transformação digital nas fábricas, tornando-as mais produtivas, eficientes e inteligentes, favorecendo a competitividade em um cenário global cada vez mais acirrado.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui