
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Indústrias dos mais variados segmentos investem na computação em nuvem para transformar sua produção e conquistar vantagens no mercado. Pequenas e grandes empresas, corporações multinacionais e agências de governo adotam essa tecnologia. Uma pesquisa de 2015 mostra que 73% das organizações latino-americanas usam ou planejam implementar alguma forma de computação em nuvem.
Se você ainda está meio perdido nessa, vem entender melhor sobre a nuvem e suas vantagens agora!
Quando falamos em computação em nuvem, estamos falando de poder acessar arquivos e executar diversas tarefas apenas via internet, sem instalação de programas e aplicativos no computador. Os serviços são acessados e compartilhados on-line. Tudo o que é necessário para que eles funcionem e os dados armazenados neles ficam nessa rede on-line, a nuvem.
A partir de uma conexão com internet, você pode acessar a nuvem e seu servidor, capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um editor de textos até o controlador de uma máquina ou linha de montagem.
Adotar sistemas em nuvem na sua empresa gera, principalmente, redução de custos e melhor utilização de recursos. A nuvem é a forma mais prática de armazenar, acessar e compartilhar informações e dados por meio de internet ou redes internas.
A computação em nuvem e a Indústria 4.0 andam juntas. A nuvem integra toda a cadeia de produção, conectando as máquinas da fábrica e tornando os processos muito mais rápidos, eficientes e previsíveis.
Separei aqui algumas vantagens que considero as mais importantes da computação em nuvem:
A computação em nuvem elimina gastos com diversos equipamentos necessários para rodar programas, como hardwares e softwares, instalação e execução de centros de dados locais, racks de servidores, eletricidade, computadores com grandes capacidades de armazenamento e processamento, entre outros. Com a nuvem, todo esse sistema fica virtual.
A computação em nuvem permite acompanhar, analisar e modificar os dados e a programação de serviços, arquivos ou máquinas que estejam conectadas àquela rede. O acesso é rápido e a qualquer hora, o que ajuda a antecipar inúmeros problemas e prejuízos.
Por exemplo: uma hora de uma máquina ou linha de produção parada gera diversos problemas e custos. Com os dados da computação em nuvem monitorando e conectando toda a empresa, isso pode ser evitado.
Um dos principais benefícios da computação em nuvem é sua capacidade de redimensionamento, rápida e sem perda de desempenho. Isso significa que você pode aumentar ou reduzir o tamanho da nuvem e suas funções de acordo com o que precisa, como maior ou menor capacidade de armazenamento. Você paga exatamente pelo que está usando, nada mais, nada menos.
Os maiores serviços de computação em nuvem são executados em uma rede mundial de centrais atualizadas regularmente para a mais recente geração de hardware. Isso faz com o que for acessado via esse serviço seja rápido e eficiente.
Também já é possível contratar, em serviços de nuvem, servidores de robôs inteligentes para automação das atividades de manufatura. Isso diminui as dificuldades de acesso às tecnologias mais caras, o tempo de produção geral e aumenta as vantagens competitivas da empresa.
As equipes de TI que precisavam se ocupar do armazenamento de dados, capacidade das máquinas, instalação, manutenção e funcionamento de programas, entre outras funções, podem ser realocadas para novas atividades e soluções.
A continuidade dos negócios fica mais rápida e o tempo perdido em falhas e recuperação de dados também diminui. Todos os dados podem ficar espelhados em diversos sites da rede ou do provedor de nuvem. Assim, os processos ficam mais estáveis, rápidos e confiáveis.
Calma, pode ficar tranquilo: a nuvem é segura e existem diversas medidas de proteção e reforço para garantir que os dados se mantenham seguros e sigilosos. Veja só:
A infraestrutura da nuvem garante que as informações não se percam. São feitos diversos backups em diferentes centros de dados extremamente protegidos.
Você pode restringir acessos e delimitar o quanto de cada informação alocada na nuvem fica disponível para cada usuário. É possível também manter um rastreamento de tudo o que se faz na nuvem. Cada clique, ação e mudança ficam registrados, juntamente com seu autor. No caso de problemas ou falhas, fica mais fácil rastrear a fonte.
As corporações costumam optar pela nuvem privada, que, diferente das públicas, possuem limites mais definidos. Seu centro de dados é da empresa e os sistemas e equipamentos se mantém dentro dos seus domínios. A nuvem privada fornece maior segurança e privacidade e mantém os dados e informações dentro dos objetivos e políticas internas da empresa.
As equipes de TI responsáveis pela computação em nuvem geralmente são treinadas para manter a segurança da rede, conhecem programas de segurança adicional e sabem detectar possíveis falhas ou problemas. Com o investimento em tecnologias de segurança, como a criptografia, os dados em nuvem ficam ainda mais confiáveis.
Lembre-se: é importante tratar a segurança da nuvem com responsabilidade e manter uma equipe que faça manutenções constantes. Assim, você pode aproveitar as diversas vantagens da computação em nuvem, aumentar a produtividade e reduzir os custos da sua empresa.
A computação em nuvem faz parte do conceito de Internet Industrial. Leia agora mesmo as principais informações obtidas na pesquisa da ABII sobre a adoção dessas tecnologias pelas indústrias brasileiras.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui