
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Grandes iniciativas trazem grandes resultados. Nós da Pollux sempre acreditamos nisso ao não medir esforços para cumprir nosso propósito de aumentar a competitividade da indústria. E, nesta semana, colhemos mais um fruto: fomos selecionados pelo Prêmio Rei, na categoria Manufatura, por uma das nossas linhas de montagem desenvolvidas no ano passado. O Prêmio Rei, promovido pela Automotive Business, é um dos mais importantes da indústria automotiva no nosso país.
A seleção do Prêmio REI (Reconhecimento à Excelência e Inovação na categoria Manufatura) foi conduzida por 33 jurados especializados em tecnologia industrial. Na categoria Manufatura, a Pollux foi selecionada ao lado de outras gigantes do setor, como Honda, Nissan e Osram.
O case da Pollux premiado foi de uma linha de montagem de painéis dentro do conceito just in sequence, WCM e da manufatura avançada desenvolvida para a fábrica da FCA, em Córdoba, na Argentina. As tecnologias envolvidas permitem que cada um dos painéis seja montado de maneira totalmente personalizada, de acordo com as preferência de cada um dos clientes.
A linha, com produção flexível e customização, é composta por um transportador aéreo com 22 trolleys, sistema de rastreabilidade baseado em RFID, sistema pick-to-light para auxílio e controle de abastecimento dos componentes, uma estação de retrabalho com todos os recursos de montagem existentes e dois servidores.
Cada painel é montado de acordo com a preferência do cliente e os pedidos são recebido pela linha através do sistema de difusão da montadora. Em cada trolley pode ser montada uma versão diferente de painel, com orientações de trabalho indicadas para o operador através dos monitores IHMs presentes nas estações. Os componentes principais são rastreados através da leitura de código Datamatrix e as operações de montagem, torques aplicados e testes elétricos efetuados em 100% dos painéis, monitorados e arquivados em banco de dados do sistema de controle de rastreabilidade.
A linha e a configuração das estações de trabalho podem ser programadas através de planilha Excel, que recebe dados da bill of material da montadora, garantindo que a atualização dos part numbers dos componentes seja feita de forma imediata, facilitando a programação do sistema pick-to-light. A programação em Excel é uma grande diferencial e inovação, pois torna muito mais acessível e descomplicado ter controle total da linha.
A primeira fabricante de Linhas de Montagem nasceu de uma dose ousadia. Em 2007, os sócios da Pollux visitaram uma feira em Chicago da indústria automotiva e perceberam que já possuíam conhecimento e equipe suficientemente capacitada para começar, no nosso país, a produzir linhas de montagem com altos níveis de tecnologia. Desde então, a Pollux conquistou sistemistas, fornecedores e montadoras da indústria automotiva com a sua qualidade e compromisso em todos os projetos.
No portoflio de clientes estão players importantes do setor como Jaguar Land Rover, BMW, Volvo, Fiat, Renault, Lear e outros. Atualmente, 75% dos carros produzidos passam por alguma solução da Pollux em seu processo de fabricação. São linhas de montagem, linhas de inspeção, robotização, testes e sistemas de visão complexos.
Agora, além do protagonismo no Brasil, a Pollux avança também para outros países. Em 2016 exportou a sua primeira linha de montagem para a Argentina e, agora, já está com negócios também no México, país escolhido para a primeira unidade da empresa fora do Brasil.
A Pollux entende como ninguém os desafios específicos da indústria automotiva. Conheça a variedade de linhas de montagem já desenvolvidas!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui