
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Com a Indústria 4.0, os processos de produção estão se tornando cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis, e os robôs móveis são a principal solução para tornar isso realidade quando falamos de logística interna. Eles realizam o transporte de materiais pela fábrica de forma independente, reduzindo riscos, custos e agilizando processos. Com a chegada do MiR 1000, agora é possível automatizar o transporte de até uma tonelada em suas instalações!
O novo modelo de robô móvel desenvolvido pela Mobile Industrial Robots (MiR), empresa dinamarquesa referência no setor, acaba de ser integrado ao catálogo de locação e aquisição da Pollux. Continue lendo para saber mais sobre essa tecnologia!
Os AMRs (Autonomous Mobile Robots), ou robôs móveis, são máquinas que têm a capacidade de se movimentar de forma autônoma e inteligente por uma fábrica ou depósito. Com eles é possível realizar o transporte de cargas por toda a planta e otimizar os recursos humanos, realocando colaboradores para tarefas em que seu potencial seja melhor empregado. A Amazon, referência mundial em entregas rápidas, deve grande parte do seu sucesso à automatização da logística. Utilizando AMRs, a gigante do comércio eletrônico aumentou em 20% a sua eficiência, recuperando-se de uma crise.
O AMR é considerado a evolução do Autonomous Guided Vehicles (AGV), aquele carrinho que transporta cargas sobre trilhos. Mas, ao contrário dos AGVs, o robô móvel não precisa de nenhuma estrutura para se locomover. Ou seja, não é necessário realizar alterações no layout da fábrica para implantá-los.
Este robô móvel também é considerado colaborativo, pois ao encontrar um obstáculo na rota definida, consegue traçar um novo caminho e finalizar a tarefa, evitando qualquer prejuízo devido a atrasos ou paralisações. Outra grande diferença entre o AMR e o AGV, é o fato de que o robô móvel pode ser facilmente reprogramado, podendo realizar diversas tarefas e percorrer diferentes caminhos em um mesmo dia.
Além de mover-se de um lado a outro da planta, tornando o processo de transporte mais ágil e eficaz, o AMR também pode levar os materiais até a linha de produção, realizando a carga e descarga automática da linha.
A utilização de robôs móveis nas fábricas e depósitos está fortemente alinhada aos conceitos de Indústria 4.0 e Internet Industrial. Integrados ao sistema da empresa, eles são controlados totalmente via internet e compartilham informações com outras máquinas, agilizando a gestão de estoque.
Além da superioridade dos robôs móveis em relação aos AGVs e as vantagens de estar acompanhando as tendências da 4ª Revolução Industrial, existem outros pontos que influenciam a decisão de adotar essa tecnologia.
O AMR é totalmente colaborativo, o que significa que está preparado para mover-se de forma segura entre outros equipamentos e colaboradores. Quando seus sensores de movimento detectam uma pessoa em seu caminho, ele para suavemente, espera o pedestre passar, e retoma sua tarefa.
E vale lembrar que esse não é o único tipo de acidente de trabalho que o AMR evita. Ao automatizar por completo o transporte de cargas pesadas, os colaboradores não estarão sujeitos a lesões e incidentes devido ao peso – ainda mais quando falamos de cargas de até uma tonelada!
O AMR da MiR pode ser controlado a partir de um celular, tablet ou computador, por um aplicativo com interface bastante intuitiva. Dessa forma, mesmo pessoas que nunca tiveram contato prévio com um robô móvel podem facilmente programá-lo. O AMR ainda pode ser integrado ao sistema de ERP da empresa, para uma gestão totalmente automatizada.
O robô móvel é capaz de fazer a gestão de sua bateria. Ao perceber que precisa de uma nova carga, direciona-se para a estação de carregamento mais próxima. Dessa forma, ele está sempre pronto para executar suas tarefas.
A Pollux acaba de trazer ao Brasil o novo – e mais poderoso – robô móvel da MiR: o MiR1000. Assim como os modelos que o precedem, esse AMR é equipado com sensores ultrassônicos, laser scanner e câmera 3D. O seu trunfo está na capacidade de carga, que chega a uma tonelada, fazendo dele o recurso ideal para otimizar a logística interna, poupando tempo e dinheiro.
O MiR1000 tem autonomia de 8h de bateria, percorre longas distâncias e possui módulos adaptadores que permitem o transporte seguro de uma grande variedade de itens. O robô móvel integra o catálogo de produtos da Pollux ao lado dos modelos MiR100, MiR200 e MiR500, que têm capacidade de 100 kg, 200 kg e 500 kg, respectivamente.
Esses AMRs podem ser adquiridos ou, ainda, contratados como um serviço na modalidade de aluguel, juntamente com o treinamento e suporte que nosso time está preparado para oferecer.
Quer aprender mais sobre os AMRs? Acesse esse post e descubra a sua importância para a indústria.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui