
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
O Rio de Janeiro é a casa da primeira fábrica da Jaguar Land Rover fora da Inglaterra. A nova planta, com capacidade de montagem de até 24 mil carros por ano, tem a Benteler Automotive como sistemista, que depositou toda a sua confiança na qualidade do trabalho da Pollux para o desenvolvimento e implementação da linha de montagem de eixos traseiros e dianteiros, dress up dos motores e pony pack.
O setor automotivo costuma perceber as variações econômicas de maneira mais significativa do que outros setores da indústria. Tanto crises, quanto períodos de boas vendas, apresentam grandes desafios para os fabricantes. Justamente por essa constante alternância, o setor necessita de linhas que sejam flexíveis para atender às variações de volume de forma rápida, permitir introdução de novos modelos com baixo investimento e responder às demandas just in time.
A Benteler Automotive, multinacional alemã, é uma das principais fornecedoras do mundo para o setor automotivo. Um dos segmentos da empresa é a fabricação de módulos, componentes e peças prontas para instalação para carrocerias, chassis e motores. Presente em 29 países, é reconhecida por produzir componentes de chassis de peso otimizado, feito de matérias de alta resistência, como HSLA liga-micro e aços polifásicos.
Pela confiança e relacionamento já estabelecido, a Pollux foi a escolhida para realizar o projeto de montagem das linhas de produção de eixos traseiros, eixos dianteiros, dress up dos motores e Pony Pack da Jaguar Land Rover. O desenvolvimento durou 56 semanas e seguiu os rigorosos e qualificados padrões técnicos e normativos da Benteler.
Todo conceito aplicado nas linhas foi pensado para atender os desafios do mercado automotivo atual e futuro. Através de um projeto inovador e versátil, qualquer novo modelo de produto pode ser introduzido nessas linhas de montagem, de forma simples e rápida, com apenas uma fração de investimento do valor de uma linha convencional.
Flávio Hahn, Diretor de Engenharia da Pollux, comentou sobre desenvolvimento do projeto. “Tudo transcorreu em um ambiente de bastante cooperação técnica, o que facilitou o compartilhamento de experiências e permitiu unir competências complementares”. Para o diretor, esta abordagem cooperativa, aliada a um moderno modelo de gerenciamento, resultou no alcance às exigências do projeto, tornando-se referência de sucesso em termos de gestão, qualidade e tecnologia.
Com investimento de R$ 750 milhões, a nova fábrica da JLR ocupa uma área de 60 mil metros quadrados. Nas linhas, são montados os modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport, os dois mais vendidos no Brasil atualmente.
O presidente da JLR – América Latina e Caribe, Frank Wittermann, explicou a escolha pelo nosso país em entrevista para a Automotive Business. “O Brasil é um dos mercados mais estratégicos para nós globalmente, pois é um enorme mercado, com a sétima maior economia. É um lugar que temos que estar! Claro que entendemos que o momento da economia não é dos melhores, mas acreditamos fortemente que a situação vai melhorar e aí estaremos preparados. É por isso que investimos nessa fábrica, aqui no Rio de Janeiro, e fazemos os nossos principais produtos”.
A Pollux é referência quando o assunto é linha de montagem. Confira também o case de uma linha de inspeção final e paletização de blocos de motor para uma montadora!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui