
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
No final do ano passado, a ANVISA lançou as bases para a criação de um sistema de rastreabilidade de medicamentos no Brasil com a publicação da RDC 54/13. Na resolução, também foram estabelecidos os prazos para implantação deste sistema, que têm como primeiro grande marco a rastreabilidade de três lotes até o ponto de dispensação com data limite de 13 de dezembro de 2015. Foi dada a largada!
Trata-se de um projeto ambicioso e que requer investimentos importantes e forte dedicação das equipes técnicas dos laboratórios sujeitos à nova regulamentação e dos fornecedores de tecnologia.
Em nossos múltiplos contatos com estas empresas, temos notado uma visão generalizada de enfocar predominantemente os custos e os inúmeros desafios técnicos envolvidos, que certamente estão lá. Ou seja, em um primeiro momento, a indústria está considerando muito mais o ônus do que o bônus. Pouco se fala sobre os importantes benefícios que serão gerados pelo sistema de rastreabilidade, quando o mesmo entrar em operação.
Mas quais seriam estes benefícios?
De cara podemos enfatizar a segurança que trará ao paciente, que poderá se certificar de que se trata de um medicamento legalmente produzido e controlado. Eliminamos com isso os medicamentos falsificados ou contrabandeados.
Para a indústria, a rastreabilidade também trará múltiplos benefícios, incluindo uma potente ferramenta para coibir o sério problema de roubo de carga e receptação de medicamentos. O sistema, em conjunto com a ação do governo, terá o poder de praticamente eliminar este mal, já que qualquer tentativa de inserção de um medicamento roubado no mercado poderá ser facilmente identificada.
A lista de benefícios para a indústria segue com um melhor entendimento da cadeia logística, possibilidade de recalls mais precisos e valiosas informações de mercado.
Acreditamos que o esforço será grande, mas recompensador.
Hora de arregaçar as mangas e partir para a ação!
José Rizzo Hahn Filho – Diretor Presidente Pollux Automation
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui