
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
A realidade aumentada abre portas para a interação entre o mundo real e o mundo virtual. Essa tecnologia faz parte do contexto da Indústria 4.0 e ajuda a criar as chamadas fábricas inteligentes, cada vez mais eficientes. Apesar de ainda ser uma aplicação nova, a realidade aumentada na indústria chega com tudo: aumenta a produtividade, reduz custos, diminui o tempo de manutenção e inspeção, aprimora a segurança e ajuda no controle e tomada de decisões rápidas, eficientes e bem qualificadas.
Ainda está um pouco perdido sobre o que é realidade aumentada? Não tem problema, descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre realidade aumentada, quais suas vantagens e aplicações na indústria!
A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia que sobrepõe objetos virtuais no mundo real de forma integrada ao ambiente em que você está.
Dados, vídeos, imagens, fotos, animações, textos e uma infinidade de outros objetos gerados por computador aparecem integrados ao ambiente por meio de um dispositivo, como smartphone, tablet ou óculos especiais. A partir disso, é possível interagir com esses elementos.
Você já viu isso por aí e não foi em cenários futuristas. Essa é a tecnologia do Pokemon Go, aplicativo que foi febre no ano passado, e também das orelhinhas de gato e outros filtros do Instagram. Mas os usos da RA vão muito além de diversão e entretenimento!
As aplicações da realidade aumentada na indústria ainda estão em estágio inicial e a tecnologia dá seus primeiros passos nas indústrias pelo mundo. O cenário é de constante crescimento: só em 2017, o mercado da RA movimentou 2 bilhões de dólares.
A realidade aumentada tem potencial para mudar, e muito, a forma como produzimos, fabricamos e consumimos, nos mais variado setores.
Os fabricantes de produtos industriais, automotivos, setores aeroespacial e de defesa estão entre os que encabeçam o uso da realidade aumentada nos seus processos.
Selecionamos alguns tipos de aplicação da realidade aumentada em processos industriais. Veja só:
A realidade aumentada agiliza e torna muito mais eficiente o processo de manutenção e reparo de equipamentos.
Quando uma máquina começa a falhar, por exemplo, ou mesmo na manutenção preventiva, o técnico pode consultar manuais, tutoriais e instruções em tempo real, sem utilizar as mãos, durante a manutenção.
Com a realidade aumentada, é só abrir um aplicativo e ter acesso a todas as informações sobrepostas ao ambiente. E tem mais: não é necessário registrar todo o processo em planilhas e relatórios, basta filmar tudo ou tirar uma foto.
A manutenção também passa a ser possível à distância. Se um operador não consegue consertar uma máquina, pode usar óculos especiais de realidade aumentada e transmitir o que vê, em tempo real, para um especialista que pode resolver o problema de onde estiver, passando instruções também via RA.
Outra capacidade da realidade aumentada na indústria é fornecer uma “visão de raio-x” das máquinas e processos. Com um dispositivo de RA, é possível analisar as características internas de um processo produtivo. O trabalho dos técnicos fica muito mais eficiente com a visualização de imagens dos hardwares internos e estrutura interna de máquinas, por exemplo.
Um dos usos mais comuns para a realidade aumentada na indústria é na realização de treinamentos e simulações. Com treinamentos via RA, a fábrica pode aumentar a produtividade, a eficácia e a segurança dos colaboradores e processos.
A realidade aumentada torna possível realizar treinamentos mais qualificados, de forma mais simples e por mais vezes. Quanto mais simulações de uma situação específica os colaboradores fizerem, mais preparados estarão para a atividade real. Tudo isso evita erros, desperdício e acidentes.
A melhora nos treinamentos também contribui para a criação de uma cultura mais preventiva e segura na empresa. Como as simulações são de fácil e rápida realização, podem ser criadas as mais diversas situações. Assim, todos ficam mais preparados e adotam medidas de prevenção mais qualificadas para um grande número de cenários.
Com a utilização de RA, os treinamentos também podem ser feitos remotamente e muitos membros podem controlar ou participar das simulações sem estarem fisicamente na empresa.
A realidade aumentada faz parte da Indústria 4.0 e, em conjunto com outras tecnologias, como o Big Data, a Internet das Coisas e o Machine Learning, pode reestruturar a forma de controlar e gerenciar uma empresa.
Quando combinada com a vasta gama de tecnologias de uma fábrica inteligente, a RA permite que todas as informações necessárias aos funcionários de cada setor sejam disponibilizadas para todos, em tempo real e em qualquer lugar do mundo.
Sem estar na fábrica, você pode ver o estado de um produto, como ele está montado, se apresenta defeito, quais defeitos, se tem algo faltando, em que etapa do processo de produção ele se encontra, qual a velocidade da sua produção, entre muitas outras variáveis. Basta ter acesso a internet e o dispositivo da RA para intervir diretamente na produção.
A realidade aumentada garante a transmissão de informações claras de forma simples e muito rápida. Ao invés de acessar relatórios técnicos para descobrir o possível erro de uma máquina ou como anda a produção, você pode vê-la diretamente pelo dispositivo de RA à distância ou acessar o vídeo da manutenção rapidamente.
Ainda estamos começando a utilizar essa tecnologia no Brasil, mas algumas empresas já aplicam a RA no seu dia a dia;
A fábrica da Natura em Cajamar, região metropolitana de São Paulo, é uma delas: emprega realidade aumentada na manutenção das máquinas. Um aplicativo escaneia os dados de cada máquina e mostra o passo a passo da manutenção enquanto o técnico a realiza.
A Renault, em São José dos Pinhais (PR), também testou a realidade aumentada, dessa vez para a prevenção de acidentes. Os funcionários andavam com o celular pela fábrica enquanto interagiam com os equipamentos de proteção exigidos em cada setor. Essa experiência cortou a necessidade da construção de salas específicas para os treinamentos de segurança na fábrica.
O Glass, óculos de realidade aumentada do Google, tem uma versão desenvolvida para empresas. A multinacional de equipamentos agrícolas AGCO, em Canoas (RS), usa os óculos para auxiliar na inspeção de qualidade da montagem de tratores. Um software guia a inspeção e, se surge algo fora do padrão, o inspetor pode tirar fotos, gravar vídeos e chamar um engenheiro, caso necessário.
Os testes da AGCO no Brasil são uma expansão de um projeto da empresa nos EUA. Na planta de Jackson, Minessota, são mais de 200 óculos em uso. Lá, o tempo de inspeção de qualidade caiu 30% e o tempo de produção das peças reduziu em 25%.
A manutenção remota via RA também já foi adotada pela Tetra Park, empresa de equipamentos de processamento de bebidas, que usa os óculos de realidade aumentada da Microsoft para esse processo. Nas sedes da empresa no Brasil, mais de 5 mil máquinas recebem assistência remota via RA.
E vem novidade por aí! Na abertura da Campus Party Brasil 2019, a Ford anunciou que também vai usar realidade aumentada para assistência técnica remota. A expectativa é reduzir o tempo do carro parado na oficina e aumentar a produtividade, capacidade e qualidade de atendimento das oficinas Ford. O projeto será iniciado em dez concessionárias brasileiras no primeiro semestre deste ano. A Ford pretende expandir o uso da tecnologia para toda a rede até 2020.
Você sabe o que são Redes Neurais e como elas podem fazer a diferença na indústria? Confira!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui