
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
No mercado em constante evolução, é o desenvolvimento de novas tecnologias que possibilita o crescimento exponencial das empresas. Os robôs móveis fazem parte da Indústria 4.0! São máquinas que podem se movimentar de forma independente e inteligente por corredores de fábricas e podem transportar cargas, materiais ou até outros robôs!
Por ser uma tecnologia recente, ainda não são tão populares aqui no Brasil como em outros países. Contudo, seus benefícios tem chamado atenção na Indústria e há cada vez mais empresas investindo na adesão e criação dessa tecnologia.
Diferente de modelos anteriores de AGVs, os robôs móveis não precisam de trilhos ou fitas magnéticas para se locomoverem. Através de tecnologias de navegação inteligente, ele traça de forma autônoma as melhores rotas, sem precisar de adaptações na infraestrutura das fábricas.
Por muito tempo, os trabalhos de transporte de cargas dentro das fábricas foi realizado de forma manual. Muitos operadores eram alocados unicamente para essa função: levar cargas de um lado para o outro. No contexto da 4ª Revolução Industrial, não faz mais sentido funcionar dessa forma.
Hoje, já é possível encontrar robôs móveis que possuem sensores ultrassônicos, câmeras 3D e laser scanner. Os melhores modelos podem trabalhar por até 20 horas sem pausas, são capazes de carregar até 200kg de carga e tracionam até 500kg.
Assim, o processo de transporte é muito mais ágil, inteligente e eficaz e permite que operadores sejam alocados em funções onde o trabalho humano é realmente necessário!
Tudo isso conversa com a chegada da Internet das Coisas no mundo das fábricas, através da Internet Industrial. Os robôs móveis fazem parte desse grupo de tecnologias, já que são conectados, inteligentes, controlados via internet e completamente ligados ao mundo digital!
A Indústria é um setor de alta competitividade e a implementação de uma ferramenta como os robôs móveis pode ser um grande diferencial. Aqui no blog, nós já falamos sobre como a Amazon revolucionou toda sua cadeia produtiva e o papel fundamental dos robôs móveis para que isso fosse possível. Vale relembrar que esta é uma empresa que estava com graves problemas financeiros e hoje é a terceira empresa mais valiosa do mundo!
Essa reestruturação só foi possível por conta dos benefícios dos robôs móveis. O impacto da sua utilização aparece não só na parte de logística, mas também impacta positivamente em aspectos financeiros e de segurança. E claro, não é só nas gigantes do setor que os robôs móveis podem fazer a diferença.
Os robôs móveis, alinhados com o que há de melhor na Indústria 4.0, podem trabalhar sem colocar em risco outros colaboradores. De forma segura, o robô interrompe sua trajetória suavemente ao encontrar qualquer tipo de obstáculo.
Por conta do seu sistema inteligente que dispensa a instalação de trilhos ou fitas magnéticas, é muito fácil e rápido implementar os robôs móveis nas fábricas.
Se a Indústria 4.0 está em constante mudança e evolução, as máquinas que fazem parte dela precisam acompanhar esse movimento, certo? Os robôs móveis cumprem muito bem essa função! Eles podem ter suas rotas definidas diretamente de um celular e podem desempenhar diferentes rotas e funções em um mesmo dia.
Com tecnologia inteligente, os robôs móveis fazem sozinhos a gestão das próprias baterias. Dessa forma, quando precisam ser carregados direcionam-se para a estação de carregamento automaticamente. Além disso, ele tem a capacidade de desviar de objetos e reformular a rota predefinida para chegar ao destino final. Assim você não corre o risco de ter seu robô móvel parado no meio de uma atividade!
Com todos esses benefícios, fica fácil de entender porque ter um robô móvel é um investimento que vale a pena ser feito. Com a Pollux, você tem acesso não só à tecnologia inovadora dos robôs móveis, mas também ao suporte e treinamento necessário!
Há cada vez mais investimento no desenvolvimento de robôs móveis na indústria e a Mobile Industrial Robots (MIR), empresa dinamarquesa, tem se destacado no setor pelos seus diferenciais. Seus robôs móveis tem plataforma aberta, ou seja, cooperam com uma variedade de componentes e outros sistemas de gestão. Além disso, não necessita de um software específico para seu funcionamento, qualquer computador ou celular pode se conectar a eles.
A bateria dos robôs MIR dura até 20 horas ou 40 km de trajeto e ainda há a possibilidade de colocar uma bateria extra dentro do chassis do robô. Outra funcionalidade interessante da marca é a capacidade de tracionar até 500kg de carga!
Os robôs móveis já são uma realidade na Indústria 4.0 e trazem não só modernidade para as fábricas, mas impactos muito palpáveis: mais produtividade, logística assertiva e segurança dos colaboradores. Tudo isso de forma inteligente e com uma ótima relação custo X benefício.
O que fazer com o robô móvel? Entenda como ele pode trabalhar para o abastecimento automático de linhas na Logística 4.0!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui