
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Os robôs colaborativos, aqueles que podem trabalhar em segurança lado a lado com humanos, são muito utilizados nos processos de final de linha de produção. Um robô para final de linha pode realizar diversas tarefas sem pausas e se adaptar facilmente às necessidades da fábrica em funções e demanda de trabalho.
Você conhece a utilização de robôs para final de linha e suas vantagens? Explicamos nesse post tudo o que você precisa saber sobre isso!
Quando um produto chega ao final da linha de produção, ele precisa ser preparado para o transporte correto e seguro até o destino final. Esses processos de preparação para o transporte são chamados de final de linha.
Embalar produtos, colocá-los em caixas, fazer a armação dessas caixas, alimentar máquinas, realizar carga e descarga e colocar os produtos em pallets, por exemplo, são todos processos de fim de linha.
Essas operações são muito importantes na produção e podem ser encontradas em praticamente todas as linhas de indústrias de bens de consumo, bebidas, alimentos, farmacêutica, automobilística, entre outras.
As operações de final de linha podem trazer diversos problemas de segurança e ergonomia para os operadores. Em geral, são postos de trabalho que exigem movimentos repetitivos, cansativos e com grande peso nas caixas.
Adotar robôs para esses processos traz diversas vantagens para a empresa. Veja 5 vantagens de usar um robô para final de linha:
Conheça agora 3 soluções desenvolvidas pela Pollux que utilizam robôs para melhorar os processos de final de linha:
O robô colaborativo da Pollux pode realizar todo o processo de armação de caixas. Primeiro, ele retira as caixas ainda por montar do local em que estão armazenadas, o magazine de caixas.
Depois, o robô faz a inflagem da caixa com uma garra customizada e fecha as abas com um dispositivo feito para isso. O magazine de caixas, a garra customizada e o dispositivo de fechamento são todos parte da solução Pollux.
Depois de as caixas serem montadas e organizadas, pelo robô ou pelo operador, o robô de encaixotamento pega os produtos de uma esteira e os coloca corretamente nas caixas. Esse abastecimento pode ser unitário ou múltiplo.
A paletização é um processo muito importante em todos os finais de linha. As caixas precisam ser organizadas de forma correta nos pallets para serem transportadas com segurança.
O robô para paletização faz todo esse processo. Dependendo da velocidade da linha de produção e do peso das caixas, o robô pode realizar a paletização de forma unitária ou múltipla.
Nem sempre uma fábrica consegue instalar um manipulador automático de caixas tradicional devido ao pequeno espaço disponível para layout. Os robôs para final de linha da Pollux possuem um layout reduzido do sistema e podem ser instalados com mais facilidade.
A Pollux desenvolveu um modelo de negócio inédito, o aluguel de robôs. Ao invés de adquirir os robôs e ter que realizar um alto investimento para isso, os robôs Pollux podem estar na sua fábrica através da modalidade Opex, com um valor mensal. Dessa maneira, os robôs se tornam muito mais acessíveis e a empresa que opta pelo aluguel pode direcionar seus investimentos para seu core business.
Com o Total Service, o cliente tem à sua disposição uma equipe de engenharia altamente qualificada. Em caso de qualquer necessidade, o time Pollux é responsável pela resolução do problema. No Total Service também está inclusa a troca de peças por defeito ou desgaste.
Já instalamos robôs por todo o Brasil, somando mais de 230 robôs colaborativos para diversas empresas, entre elas, clientes como a L’oréal e Embraco. Confira o nosso vídeocase!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui