
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Os sistemas de visão são muito importantes para garantir a qualidade do produto e a credibilidade da marca. Com eles, não só a inspeção, mas toda a cadeia produtiva pode ficar mais eficiente, competitiva e confiável. Você sabe exatamente o que é um sistema de visão? Como ele pode melhorar sua empresa? Veja nesse post!
Um sistema de visão industrial é um conjunto de técnicas visuais de controle de qualidade, geralmente constituído por câmeras, iluminação, filtros e um software. Todo esse equipamento é usado para verificar se um produto específico está dentro dos padrões necessários e coletar dados da produção. Os sistemas de visão são excelentes para assegurar uma inspeção detalhada e um rigoroso controle de falhas e erros na fabricação.
Os sistemas de visão coletam uma enorme quantidade de dados de imagem e podem, com isso, direcionar operações e melhorar a produtividade de outras máquinas. Com essa grande quantidade de dados, eles se tornam muito importantes em um ambiente de Indústria 4.0, que envolve a coleta, interpretação, conectividade e programação de dados na indústria.
A Quarta Revolução Industrial, também conhecida como Indústria 4.0, está associada à captação e interpretação de grande quantidade de dados, internet das coisas (IoT), computação em nuvem e inteligência artificial. Tudo isso cria bons sistemas de visão… e bons sistemas de visão permitem que tudo isso funcione melhor!
Como os sistemas de visão usam sensores para coletar dados, diversos dispositivos e máquinas podem trocar essas informações de forma autônoma, controlando e interagindo com o setor de qualidade e avaliação de peças de forma independente, rápida e muito eficiente.
Conforme os recursos de análise de dados vão progredindo, as informações acessíveis por meio dos equipamentos de visão podem ser utilizadas para prevenir erros, identificar com mais rapidez produtos defeituosos e permitir intervenções e respostas ágeis e eficazes. Antes que um produto apresente falha grave e gere paradas na linha de produção, um sistema de visão pode ter detectado uma mínima alteração desde o princípio, evitando muitos desperdícios.
Um robô com sistema de visão, por exemplo, é capaz de realizar múltiplas inspeções por longos períodos de tempo, de forma muito mais confiável, eficiente e produtiva que os métodos tradicionais.
Quando você precisa parar a linha de produção, jogar lotes inteiros fora, alocar vários funcionários para procurar a origem e resolução de uma falha, lidar com retorno de lotes ou descumprimento de requisitos, toda a atividade de produção se atrasa. Os prejuízos não são apenas financeiros, mas afetam também a credibilidade da empresa.
Um sistema de visão dentro da Indústria 4.0 pode fazer muitas funções: inspeção, orientação, medição e identificação de produtos. Ele pode também suportar uma enorme gama de protocolos que se conectam de forma instantânea e sem intervenção. Isso permite com que todos os dados, alertas e avaliações da inspeção e produção sejam acessados a qualquer momento, de qualquer lugar.
Os sistemas de visão também fazem monitoramentos: podem medir o desempenho em tempo real, diagnosticar problemas e resolvê-los, como é o caso de muitos dos sistemas de visão de código de barras. Eles são capazes de ler praticamente qualquer tipo de código, mesmo os danificados, avaliá-los e fornecer dados sobre o processo de aplicação de uma instalação inteira.
Alguns sistemas de visão já possuem algoritmos incorporados, o que elimina a necessidade de um computador externo para processar os dados colhidos. Eles são coletados e processados já no próprio sistema.
É possível também direcionar sistemas de visão para que eles “aprendam” padrões e possam configurar parâmetros automaticamente. Há sistemas de visão que conseguem aprender, por exemplo, a geometria de um objeto e compreender seus padrões. É isto que chamamos de tecnologia Deep Learning. Depois, eles podem procurar formas semelhantes por correspondência geométrica e localizar facilmente objetos, mesmo com alterações no ângulo, tamanho e sombreamento.
Os sistemas de visão industriais tornam mais simples, rápida e confiável a inspeção de qualidade dos produtos, além de serem capazes de capturar, colocar em conexão e processar enormes quantidades de dados. Esses dados podem ser utilizados para a melhora de muitos processos industriais, desde a execução até a entrega. Os sistemas de visão são ótimas soluções para aumento de produtividade e redução de custos e podem integrar sua empresa no contexto da indústria 4.0.
Conheça o que é possível fazer com robôs colaborativos integrados com sistemas de visão!
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui