
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Pense em todas as questões de logística que a sua fábrica precisa solucionar. É preciso poupar tempo no abastecimento de linha, controlar o estoque, não desperdiçar materiais, manter um registro correto e evitar as paradas de linha. Tudo isso precisa ser muito bem planejado para não comprometer a produção e causar perdas. A Pollux desenvolveu uma solução para vários desses problemas em um projeto só: o abastecimento automático de linha, uma combinação de software e robótica que gerencia sua logística interna, agiliza o processo e melhora sua eficiência!
Quer descobrir como funciona o abastecimento automático de linha? Veja aqui, passo a passo, quais suas etapas e como ele funciona!
Primeiro, instalamos sensores nas linhas de produção que vão colher os dados das máquinas, conectando toda a fábrica. Estes dados vão para o DMS, o software da Pollux que faz a gestão das informações e comanda todas as operações do abastecimento automático.
Com isso, você já pode monitorar melhor a produção, vê-la como uma unidade interligada, conhecer suas estatísticas de desempenho e saber exatamente quando cada linha precisa ser abastecida.Assim, você reduz o trabalho manual, tem resposta mais rápida e menos chance de falhas na reposição.
Desenvolvemos e instalamos sensores também no armazém. Eles coletam e enviam dados sobre o estoque, avisando quando é necessária a reposição de itens ou produtos.
Equipamos o estoque com a tecnologia “pick to light”: são vários displays com luzes LED que mostram a localização dos produtos e a quantidade exata de itens que precisam ser retirados das prateleiras e levados às linhas de produção.
Basta que o operador vá até o local indicado e siga as instruções do display para saber o que e onde fazer. Assim, eliminamos o controle por papel, reduzimos as falhas e aumentamos a velocidade do processo, pois o operador não gasta tempo procurando referências e localizações no meio do estoque.
Depois de selecionar os materiais no estoque, o operador pode colocar os itens em robôs móveis que levam os materiais para a linha de montagem. Os robôs móveis possuem navegação inteligente e autônoma e escolhem a melhor rota para o seu ponto de destino, desviando de obstáculos e pessoas. Assim, eles realizam o abastecimento automático das linhas de produção, levando os materiais de um ponto para o outro dentro da planta.
A carga e descarga dos materiais do robô móvel para a linha pode ser feita também de forma automática com robôs colaborativos. Dessa maneira, você libera operadores de um posto de trabalho frequentemente insalubre por conta dos movimentos repetitivos e peso dos materiais.
Call off – Solução para abastecimento automático de linha – Software + Robótica from Pollux Automation on Vimeo.
Agora, veja aqui alguns benefícios de adotar o abastecimento automático de linha:
1 – A fábrica fica atualizada tecnologicamente e dentro da Indústria 4.0;
2 – Você ganha vantagens competitivas em relação aos concorrentes – mais inovação, rapidez e eficiência;
3 – Elimine as paradas de linha não por falta de insumos;
4 – Com as medições de dados, há redução de estoque e economia;
5 – Os processos da empresa ficam integrados e conectados, tornando-se mais eficientes;
6 – Você pode consultar com exatidão informações atualizadas sobre o abastecimento da linha, a qualquer hora, através do monitoramento online dos sensores;
7 – O operador não precisa mais percorrer longas distâncias com materiais. Com isso, o tempo de abastecimento das linhas e as chances de erros diminuem bastante;
8 – Com a eliminação de protocolos e solicitações de retirada de material, há menos necessidade e gastos com papel;
9 – Os materiais não ficam parados, perdidos ou acumulados no chão e nos corredores, melhorando a organização na fábrica;
10 – Sua gestão de logística se transforma em logística 4.0!
Esse ano, desenvolvemos, em três meses, um grande e inovador projeto de abastecimento automático de linha para uma fábrica de bens de consumo em Vinhedo. O projeto envolvia o abastecimento de insumos para três produtos diferentes em oito linhas de montagem!
Instalamos sensores na linha que analisam as necessidades de frascos, tampas e rótulos e enviam esses dados via internet para o DMS. O software faz a gestão dos suprimentos e comanda 9 AMRs que abastecem a linha sempre que preciso.
Os AMRs foram programados com uma rota fixa, que parte do supermercado e contorna a fábrica. Sempre que necessário, o AMR sai do supermercado, engata-se no carrinho de abastecimento e desloca-se para o bordo da linha de montagem.
Como as rotas dos AMRs são fixas, o sistema DMS gerencia qual linha e produto tem prioridade, define a ordem das paradas de cada AMR e monitora seus níveis de bateria.
Esse projeto se tornou referência no Brasil e pode ser facilmente replicado em outras plantas. O abastecimento automático de linha desenvolvido pela Pollux permite que toda a cadeia produtiva da sua fábrica funcione melhor e mais rápido. O processo reduziu custos, diminuiu falhas e aumentou a produtividade.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui