
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
A importância do investimento em inovação e o impacto das novas tecnologias estão cada vez mais evidentes na indústria. A transformação digital na indústria farmacêutica é prioridade para 58% das empresas. Além disso, 79% delas esperam fazer um investimento significativo em iniciativas digitais nos próximos 5 anos, de acordo com pesquisa divulgada pela EXAME.
Apesar das previsões positivas para a transformação digital na indústria farmacêutica, apenas 20% das companhias são digitalmente maduras e muitas encontram dificuldades para deslanchar na área digital.
Como explica a pesquisa, companhias consideradas digitalmente maduras usam uma gama maior de ferramentas digitais, possuem bom manejo para alterar rotas e processos quando necessário e tendem a incentivar trocas de experiências entre áreas e negócios distintos, o que traz melhores resultados a longo prazo.
As dificuldades para a transformação digital na indústria farmacêutica são as mesmas enfrentadas por muitos outros setores da indústria: falta de experiência e de visão, liderança inadequada e financiamento limitado. Quase 80% das empresas do setor disseram que precisam encontrar novos líderes para ter sucesso na era digital e apenas 20% desenvolvem líderes com os recursos necessários para essa transformação.
Veja aqui 4 soluções para alavancar a transformação digital na indústria farmacêutica!
Um robô colaborativo é um robô que pode trabalhar ao lado de humanos, diferentemente dos robôs industriais tradicionais, que precisam de isolamento e várias instalações de segurança. Eles são excelentes para alavancar a transformação digital na indústria farmacêutica, pois realizam um grande número de atividades sem pausas e são adaptáveis às necessidades da fábrica, seja em funções, seja em demanda de trabalho.
A Pollux desenvolveu um modelo de negócio inédito, o aluguel de robôs colaborativos. Ao invés de adquirir o robô, você paga para utilizar seu serviço. Assim, não é preciso investir na compra de robôs logo de cara. Além disso, a Pollux oferece engenharia e suporte permanentes, troca de peças e flexibilidade total de funções e número de robôs. Essa é uma ótima solução para setores que querem dar um gás na sua transformação digital, como o farmacêutico.
As funções mais comuns de um robô colaborativo são as de final de linha de produção, como fazer armação das caixas, colocar produtos em caixas, alimentar máquinas, realizar carga e descarga, aplicação e manipulação de itens (etiquetas,cola, códigos) e paletização de fim de linha.
A paletização costuma ser uma atividade repetitiva, cansativa e que pode trazer problemas de segurança e saúde para os operadores. Um robô para paletização pode eliminar esses problemas e seus custos e realocar os trabalhadores para atividades mais complexas, seguras e dinâmicas. Além disso, os robôs aumentam a produtividade e evitam falhas e desperdícios no processo.
Robôs colaborativos também podem ser móveis. Nesse caso, eles fazem o transporte de carga dentro das fábricas, o que é excelente para a transformação digital na indústria farmacêutica. Um robô móvel inteligente pode transportar caixas, embalagens e medicamentos de um setor a outro de forma autônoma.
O próprio robô traça uma rota entre os pontos inicial e final e adapta seu caminho sempre que necessário. Ele transita de forma segura pela empresa e não precisa de adaptações na infraestrutura da fábrica para se mover.
A Pollux oferece o aluguel de robôs móveis com sensores ultrassônicos, laser scanner e câmera 3D que trabalham até 10 horas sem parar, carregam até 200 kg de carga e tracionam até 500 kg. Todo o suporte, instalação, manutenção e engenharia do robô ficam a cargo da própria Pollux.
Os sistemas de visão para inspeção verificam se um produto está dentro dos padrões necessários e são muito importantes para garantir a qualidade, segurança do produto e credibilidade da empresa. Eles podem verificar, em detalhes, todas as especificações das embalagens de medicamentos, por exemplo.
E agora, com o Deep Learning, a análise de imagens conta com a confiabilidade, consistência e velocidade de um sistema computadorizado, garantindo muito mais acuracidade nos resultados. É possível realizar as operações de localização, posição e classificação de elementos, além de reconhecimento de caracteres e outros critérios de qualidade de produto através de julgamentos prévios. Tudo isso com mais eficiência e assertividade do que com uma inspeção manual ou com automação tradicional de visão de máquina.
Outra solução excelente e já implementada na transformação digital da indústria farmacêutica são os sistemas de rastreabilidade.
Um sistema de rastreabilidade traça o histórico, aplicação e localização de itens através da coleta automatizada de dados. Assim, há um monitoramento constante dos produtos dentro da fábrica, além da garantia de armazenamento correta e melhor prevenção de desvios de produto.
Ficou curioso sobre a solução de robôs para paletização? Confira o post que preparamos com 5 vantagens dessa implementação.
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui
Receba novidades como essas diretamente na sua caixa de entrada, clique aqui