Skip to content

Verificação de montagem com robôs guiados por visão

Montagem Automotiva de componentes tem tempo reduzido em 20% com o uso da câmera inteligente Cognex In-Sight.Utilizando um robô guiado por visão, solução baseada na tecnologia de Verificação de montagem com robôs guiados por visãovisão inteligente “In-Sight” da Cognex, houve uma redução de 20% no tempo de montagem em uma importante empresa automotiva. 

 

A Cognex tem recomendado a utilização dos produtos da linha In-Sight por ser uma solução robusta e confiável para seus clientes. Em parceria com seus distribuidores, a empresa fornece soluções “turn-key”, tais como robótica, Bancadas de inspeção, linhas automáticas e aplicações para a solução de problemas complexos garantindo a máxima confiabilidade. 

 

O desafio: Um componente automotivo com 70 pontos diferentes para a inspeção. Uma empresa do segmento automotivo tinha necessidade de uma máquina especial para efetuar a montagem e a inspeção de um determinado componente de uma Van. O componente em questão é fundamental para a estrutura interna da Van, tem o formato de um tubo metálico e possui a necessidade de inspeção de mais de setenta pontos diferentes, como a verificação de pontos de solda, parafusos e furos. 

Como o ambiente industrial é empoeirado, oleoso e com iluminação variável, muitas das peças a serem inspecionadas também são susceptíveis de contaminação oleosas e sujeira, dificultando o processo de identificação e inspeção. 

 

O cliente precisava de uma solução robusta e confiável e a linha Cognex In-Sight era a mais indicada para esse caso, pois é capaz de lidar com um ambiente operacional instável e variável. 

 

Pegue um robô e lhe dê “olhos”
Instalar um robô guiado por visão foi a solução escolhida. Uma In-Sight 5100 foi colocada no final do braço de um robô. A posição de cada ponto a ser inspecionado é comunicada ao robô. O robô “aprende” a rota a seguir e inspeciona todos os pontos usando o In-Sight 5100 como “olhos”.Os pontos a serem verificados incluem pontos de solda, furos e parafusos. 

 

A ferramenta de visão “Patmax” da Cognex revelou-se essencial. Este poderoso algoritmo, exclusivo para a linha In-Sight desempenhou um papel vital na parte de localização do componente em tais condições. As informações são comunicadas ao usuário através de uma interface com um PC onde o processo pode ser facilmente controlado e os resultados são apresentados para os operadores. 

 

Resultado
O tempo habitual de produção e montagem foi reduzido em 20%. O processo tem sido feito de modo muito mais seguro, confiável, rápido e rentável. Os sistemas de visão Cognex In-Sight eram os únicos produtos aplicáveis em um ambiente industrial hostil, graças à sua robustez. Como resultado, possíveis falhas na linha foram reduzidas ao mínimo, evitando custos com futuros recalls de produtos. 

 

Com a implementação desta solução baseada em robótica e sistemas de visão Cognex In-Sight, o cliente tem sido capaz de reduzir o ciclo de tempo de produção em 20%, poupando dinheiro e aumentando a produtividade da mesma maneira. A linha de câmeras inteligentes In-Sight será incluída como uma opção padrão em suas máquinas a partir de agora. 

 

Fonte: www.cognex.com